Notícias

DicSHOEnary: O Dicionário técnico para calçado

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022
3000 termos técnicos / 10 línguas diferentes.
DicSHOEnary: O Dicionário técnico para calçado

O CTCP integra o projeto europeu DicSHOEnary Erasmus+,  que visa a criação e um guia de termos técnicos em 10 línguas diferentes para a indústria de calçado e couro.

Os parceiros do projeto reuniram, nos  dias 17 e 26 de janeiro, para trabalhar na elaboração da lista de termos e na forma como esta será disponibilizada.

No âmbito deste projeto será criada uma base de dados de conhecimento multilingue (terminologia profissional) para o sector do calçado, a fim de promover a inovação do sector e uma colaboração eficaz. Nesta fase fase está ser desenvolvida a versão inglesa deste dicionário+ario que posteriormente será traduzida para a diferentes línguas.

Este projeto iniciou em dezembro de 2020, tem a duração de 30 meses e integra parceiros de Portugal, Espanha, Roménia, Turquia, Grécia, Itália, República Checa, Eslovénia e Polónia. O conhecimento e experiência dos diferentes parceiros sobre o setor do calçado, aliada a conhecimentos linguísticos, formação profissional e tecnologias de informação permitirá a criação de um “dicionário” técnico para calçado e couro, que será posteriormente disponibilizado numa plataforma digital e integrará cerca de 3000 termos técnicos em 10 línguas diferentes.

Será acrescentada uma lista de palavras e definições de vocabulário funcional relacionadas com o Calçado, incluindo termos relacionados com qualidade, novas tecnologias, atividades de gestão (por exemplo, metodologias ágeis, gestão de projetos), lojas de retalho (satisfação do cliente), qualidades dos empregados (profissionalismo, pontualidade),e postos de trabalho nos sectores, etc.

O dicSHOEnary visa fornecer uma infraestrutura linguística técnica necessária ao fortalecimento da comunicação internacional da indústria do calçado e apoiar o setor de acordo com as expectativas atuais e conhecimentos linguísticos e necessidades de formação.

Visite o website oficial do projeto  http://dicshoenary.eu/
Siga a página oficial do Facebook  https://www.facebook.com/dicSHOEnary


1294

Voltar