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Da conceção à produção final de uma mala

terça-feira, 17 de dezembro de 2024
Alunos da Esclola Profissional de Felgueiras em colaboração com o CTCP criaram os seus próprios modelos
Da conceção à produção final de uma mala

O projeto de marroquinaria com os alunos do Curso de Design de Calçado e Acessórios de Moda da Escola Profissional de Felgueiras terminou no passado dia 10 de dezembro com a apresentação dos projetos finais, revelando o resultado do trabalho desenvolvido ao longo de todas as fases do processo — desde a conceção até à produção final das malas.

Promovido pelo CTCP, em parceria com a Escola Profissional de Felgueiras (EPF) e integrado no projeto ShoeDigInov (medida RE-C05-i02-Missão), este desafio permitiu aos estudantes, desenvolver a criatividade e aprenderam sobre todo o processo na criação de malas, passando por todas as etapas práticas. Além de ações teóricas de transmissão do conhecimento, o programa incluiu visitas ao CTCP e à empresa Belcinto, proporcionando uma visão integrada entre o contexto escolar e o mundo profissional.

Uma experiência de aprendizagem transformadora
Este projeto destacou-se como uma oportunidade única para os alunos desenvolverem competências técnicas, sociais e emocionais, essenciais para a sua futura inserção no mercado de trabalho.

Paula Barros, professora da EPF, destacou a importância estratégica e educativa da iniciativa:

"Estes projetos colaborativos têm um papel fundamental, pois complementam as aprendizagens em sala de aula. Além disso, o contato com diferentes realidades e pessoas ajuda os alunos a desenvolver competências sociais e emocionais cruciais para a vida e para o trabalho. Esta experiência foi um estímulo à criatividade e inovação dos estudantes, aproximando a escola do mundo laboral e reforçando a nossa missão de preparar os jovens para o futuro.”

Paula acrescenta ainda que a abordagem prática e aplicada foi um elemento-chave para o sucesso do projeto:
"Os alunos puderam vivenciar o processo de transformar uma ideia num produto final, passando por todas as etapas do design e produção. Foi emocionante ver a satisfação deles ao verem as suas criações materializadas. Este projeto enriqueceu o trabalho da escola e mostrou como a parceria com o CTCP é essencial para alcançar os nossos objetivos educativos e profissionais."

Testemunhos dos alunos

Os estudantes partilharam as suas experiências, destacando os desafios superados e as aprendizagens adquiridas:

Luciane Rebelo: "Aprendi todas as fases de produção de uma mala. Foi desafiante trabalhar a criatividade, mas com a ajuda do formador André, superei as dificuldades. Este projeto despertou-me interesse na área, quem sabe no futuro eu crie a minha própria marca.”

Vanessa Moreira: "O maior desafio foi escolher o tema, mas com o apoio do CTCP e dos professores, consegui superá-lo. Foi incrível ver a minha ideia ganhar vida e transformar-se numa mala. A sensação final foi de muita satisfação!”

Ana Lopes: "Gostei muito de aprender sobre marroquinaria, algo novo para mim. Apesar das dificuldades na escolha das peles, consegui entender melhor o processo. Esta formação despertou curiosidade na área.”

Vítor Alves: "A parte prática foi a mais interessante. Adorei a visita ao Centro Tecnológico, onde trabalhámos diretamente na produção da mala. Foi incrível cortar as peças e ver como o processo decorre. Acho que o mais marcante foi ver a minha criação, algo que eu desenhei que se transformou num produto real. Ver o resultado final foi indescritível, senti orgulho e uma grande realização.”

Fábio Pires: "O contato direto com a pele e os materiais foi muito enriquecedor. Estar no Centro Tecnológico e trabalhar na mala foi o que mais gostei.”

Próximos passos

Este projeto reforçou a relevância da colaboração entre a escola e o CTCP, aproximando os alunos da realidade laboral e proporcionando uma experiência prática enriquecedora.

A Escola Profissional de Felgueiras e o CTCP pretendem dar continuidade a esta colaboração com a realização de novas iniciativas, mantendo o compromisso de formar jovens preparados para os desafios do futuro.



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