Notícias

CTCP promove ciclo de workshops sobre ferramentas digitais 3D

ÚLTIMAS VAGAS

terça-feira, 7 de fevereiro de 2023
Workshops 1-Desenho 3D | 2-Tecnologias de impressão 3D | 3- Acoplamento 3DP e robótica
São João da Madeira | Felgueiras
CTCP promove ciclo de workshops sobre ferramentas digitais 3D


Desenho 3D, tecnologias de impressão 3D, acoplamento 3DP e robótica são os temas do próximo ciclo de Workshops, que o CTCP vai promover no âmbito do Projeto Erasmus+, Access3DP.
Este ciclo é composto por 3 workshops, de 3 horas cada, que decorrerão nas instalações do CTCP em São João da Madeira e Felgueiras.

Workshop 1: Desenho 3D
O processo de impressão 3D começa com o desenvolvimento do modelo a ser impresso. A obtenção do modelo digital nem sempre é uma etapa fácil, principalmente se é muito personalizado e/ou tem uma geometria complexa. O Rhinoceros 3D é um software de desenho 3D hoje utilizado por uma infinidade de profissionais da área de Design de produtos, imprescindível ao projeto de impressão 3D, com potencialidade para criar, editar, analisar, documentar, renderizar, animar e traduzir curvas, superfícies e sólidos, geometria de subdivisão, nuvens de pontos e malhas poligonais. Não há limite de complexidade, grau ou tamanho, além do hardware do utilizador. Neste workshop terá oportunidade de navegar nesta ferramenta versátil, conhecer a sua arquitetura, descobrir por si as suas funcionalidades com a ajuda de um profissional experiente.
CTCP São João da Madeira
Data:07 de fevereiro 2023 - Inscrição AQUI
CTCP Felgueiras
Data: 14 de fevereiro 2023 -  Inscrição AQUI
Horário: 14:30h   – 17:30h
Formador: Carlos Sousa
Formador Autorizado e Tradutor Oficial para a língua Portuguesa do Rhinoceros, com mais de 30 anos de experiência em CAD.

Workshop 2: Tecnologias para impressão 3D
Existem muitas tecnologias diferentes de manufatura aditiva. Todas elas trabalham sob os mesmos princípios e podem ser classificadas de acordo com o princípio físico que utilizam para produzir o objeto 3D. Este workshop propõe uma imersão no mundo dos diversos tipos de impressão 3D e suas classificações, suas vantagens e aplicações, equipamento e materiais utilizados e proporciona um contacto direto com o processo em ambiente laboratorial.
CTCP São João da Madeira
08 de fevereiro 2023 - Inscrição AQUI
CTCP Felgueiras
15 de fevereiro 2023 - Inscrição AQUI
Horário: 14:30h  – 17:30h
Formador: Pedro Duarte
Responsável pela área de Tecnologias de Prototipagem e Produção no CTCP na equipa de Inovação e Fabrico Digital.

Workshop 3: Acoplamento 3DP e Robótica
A robótica é a protagonista incontestável da automação na indústria, para implementar processos repetitivos com pouco valor acrescentado. A combinação de robótica e impressão 3D leva a uma melhoria significativa nos diferentes processos de produção e prazos de entrega dos produtos. Por exemplo o recurso à impressão 3D resulta em melhorias de baixo custo nas peças ou acréscimos nas ferramentas utilizadas pelos robots. Uma das limitações mais comuns das impressoras 3D é o tamanho dos objetos impressos. A combinação de robótica e impressão 3D oferece maior amplitude de impressão de peças ou protótipos. Estas e muitas outras aplicações e vantagens da acoplagem da impressão 3D à robótica serão demonstradas neste workshop, que oferecerá a possibilidade de contactar diretamente com um robot colaborativo e experimentar a sua programação por via da demonstração.
S. João da Madeira
09 de fevereiro 2023 - Inscrição AQUI
Formador: Cristiano Figueiredo
Responsável pela área de Digitalização, Automação e Robótica no CTCP na equipa de Inovação e Fabrico Digital.

Inscrições
A participação no workshop é gratuita, mas sujeita a inscrição AQUI.

468

Voltar