No dia 10 de dezembro, o CTCP marcou presença na conferência internacional “Passaporte Digital de Produto - Estratégias Eficazes”, promovida pelo IAPMEI em colaboração com a Direção-Geral das Atividades Económicas (DGAE). O evento decorreu no Auditório Francisco de Assis, no ISAG, Porto, reunindo líderes empresariais, especialistas e stakeholders interessados na sustentabilidade e inovação tecnológica.
Vera Vaz Pinto, representante do CTCP, integrou o painel “Passaporte Digital de Produto: Projetos em Curso e Desafios Práticos”, onde foram discutidos os seus benefícios e desafios e apresentados os projetos relacionados com a rastreabilidade e Passaporte Digital do Produto, com a apresentação de casos práticos de implementação. O Passaporte Digital de Produto (PDP) é uma ferramenta estratégica que tem como objetivo aumentar a transparência e rastreabilidade da cadeia de valor dos produtos, promover a sustentabilidade e transição para a economia circular, e apoiar o consumidor na tomata de decisões sustentáveis.
A Conferência teve como principal objetivo apoiar as empresas na adoção do PDP com eficiência, fornecendo informações cruciais para uma implementação bem-sucedida. A conferência destacou como esta ferramenta pode transformar a relação entre produtores e consumidores, oferecendo dados claros sobre o ciclo de vida dos produtos e incentivando a adoção de práticas empresariais mais responsáveis e inovadoras.
A participação do CTCP reflete o compromisso do setor do calçado em adotar soluções tecnológicas e sustentáveis, alinhadas às tendências globais de mercado e às expectativas de um consumidor cada vez mais consciente.
No âmbito do BioShoes4All, encontra-se a ser desenvolvida e testada pelo consórcio uma Plataforma para a rastreabilidade "da matéria-prima ao produto” que permite gerar o Passaporte Digital do Produto.