Notícias

CTCP detém o mais antigo laboratório de qualidade ativo em Portugal

quarta-feira, 5 de julho de 2023
CTCP reconhecido pela aposta na qualidade. Desde 1985 que o laboratório é acreditado.
CTCP detém o mais antigo laboratório de qualidade ativo em Portugal

O Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP), que detém o laboratório de qualidade com acreditação vigente mais antiga,  em Portugal, foi distinguido no decorrer do evento comemorativo do 40º aniversário do Sistema Português da Qualidade, “Premiar a Qualidade - 40 Anos do Sistema Português da Qualidade (SPQ)”, promovido pelo Instituto Português da Qualidade (IPQ) e Instituto Português de Acreditação (IPAC).

“O compromisso do Centro Tecnológico do Calçado em Portugal com a qualidade iniciou-se na década de oitenta, com a acreditação do nosso laboratório”, recorda Luísa Correia. Atualmente, continuou, “é um instrumento fundamental para as empresas”. Para a Diretora Geral do Centro Tecnológico do Calçado “esta acreditação constitui a expressão formal do reconhecimento do CTCP para prestar um serviço de excelência à fileira do calçado, em Portugal”.

A cerimónia pública decorreu na presença do Secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio e da Representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Moreira de Sousa,  e enalteceu o  Sistema Português da Qualidade (SPQ), “como conjunto integrado de entidades e organizações interrelacionadas e interatuantes que, seguindo princípios, regras e procedimentos aceites internacionalmente, respeitantes aos seus subsistemas da normalização, da qualificação e da metrologia, congregam esforços para a dinamização da qualidade, com vista ao desenvolvimento sustentado do País e ao aumento da qualidade de vida da Sociedade Portuguesa em geral”.

Já o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP), sendo uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1986 pela APICCAPS e dois Institutos do Ministério da Economia, o IAPMEI e o INETI, a partir do Laboratório de Controlo da Qualidade criado em 1981, tem privilegiado o apoio técnico e tecnológico às empresas do cluster do calçado, promover a formação técnica e tecnológica dos recursos humanos das empresas, promover a melhoria da qualidade dos produtos e processos industriais, preparar e divulgar informação técnica junto da indústria e realizar e dinamizar trabalhos de investigação, desenvolvimento e demonstração.

30 mil ensaios realizados
A trabalhar no controlo da qualidade do calçado desde 1981, o laboratório de ensaios do CTCP realiza praticamente 30 mil ensaios por ano e serve, grosso modo, 500 empresas.

Disponibiliza às empresas os serviços necessários à caraterização os seus produtos, em especial um laboratório acreditado segundo a norma NP EN ISO IEC 17025, equipado com tecnologia de ponta e capacidade para executar mais de 250 ensaios diferentes em conformidade com as normas aplicáveis (ISO, EN, ASTM).

Luísa Correia recorda, ainda, que “o Laboratório apoia as empresas no controle e monitorização de processos industriais, matérias-primas, componentes e produtos acabados”.

Fonte: ACTP | APICCAPS
595

Voltar