Notícias

CTCP aposta em metodologias de ensaio na área da Biodegradabilidade e Microbiologia

CTCP BIOTECH LAB

quarta-feira, 17 de junho de 2015
CTCP aposta em metodologias de ensaio na área da Biodegradabilidade e Microbiologia

Há muito que setor do calçado deixou de ser a indústria do preto, castanho e azul; apostando em materiais inovadores (de muitas cores e feitios) e novos conceitos de produtos para responder às necessidades de um consumidor exigente, que procura a diferença, a qualidade e o conforto. Nos últimos anos, a indústria do calçado destacou-se pela aposta na inovação; na aplicação de novas tecnologias e na modernização dos seus produtos e processos.

Atualmente, o consumidor de calçado, mais do que um produto, procura um conceito, algo diferente, que acompanha as tendências e que vai de encontro aos seus ideais.

O calçado “ecológico”, “mais amigo do ambiente” ou “biodegradável” são produtos que surgem no mercado para um segmento específico de consumidores (em crescimento) que têm preocupações e maior enfoque nas questões ligadas ao meio ambiente e à sustentabilidade.
Neste sentido o CTCP tem desenvolvido trabalhos quer ao nível do desenvolvimento de materiais e produtos ecológicos e biodegradáveis, quer ao nível da implementação de testes e metodologias para avaliação das propriedades de desintegração (e futuramente biodegradabilidade) dos materiais, em condições de compostagem à escala do laboratório, com base em normas internacionais. Estes testes têm duas vertentes, o apoio às atividades de Investigação & Desenvolvimento & Inovação de novos materiais e produtos e atestar estas propriedades para uma maior credibilização no mercado.

Uma outra área de investigação do CTCP (e da indústria) está associada ao desenvolvimento e utilização de materiais com propriedades antibacterianas e antifúngicas para aplicação no calçado no sentido de melhorar o conforto e bem-estar dos utilizadores. Mais uma vez, tornou-se imperativo desenvolver e implementar metodologias de teste para avaliação das propriedades antibacterianas e antifúngicas dos materiais para calçado para apoio às atividades de I&D&I e para atestar as propriedades do produto final.

As metodologias de teste para avaliar a desintegração, com vista ao alargamento dos serviços a testes de biodegradabilidade em condições de compostagem, e as propriedades antibacterianas e antifúngicas, integram os laboratórios BioTEch LAB e Comfort LAB, respetivamente, criados no âmbito do projeto BIOCONFORT.

A implementação deste laboratório é um  avanço técnico para o CTCP e para a estratégia estabelecida para a Indústria Nacional Portuguesa do calçado que aposta na investigação & inovação, na qualidade & diferenciação e nos produtos de valor acrescentado. Os laboratórios BioTEch LAB e COMFORT LAB são uma mais-valia para o apoio às atividades de I&DT, mas também uma ferramenta importante para o controlo de qualidade dos produtos de calçado.



Fonte: ctcp
6507

Voltar