Notícias

Conheça o que muda na reprogramação do Portugal 2020

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019
Conheça o que muda na reprogramação do Portugal 2020

A  APICCAPS promoveu, em parceria com o Compete2020, o IAPMEI e a AICEP, em São João da Madeira, no Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP) o seminário de apresentação das novas oportunidades de financiamento no âmbito do Portugal 2020.

Para o presidente do Compete2020 “é necessário que este tipo de instrumentos de financiamento sejam bem conhecidos para serem bem utilizados”. Para Jaime Andrez esta reprogramação do Portugal 2020, “garante investimentos na ordem dos  5 mil milhões de euros nos próximos dois anos”.

A reprogramação financeira do atual quadro comunitário de apoio Portugal 2020 foi concretizada ao longo do 2º semestre de 2018 e alvo de formalização no final do ano de 2018. Resumidamente, esta reprogramação, ajustou o programa financeira e os seus objetivos, o que possibilitou a reafectação de recursos. Assim, em traços gerais, as candidaturas podem ser submetidas até ao final de 2020 e executadas até 2022.

Nesta nova reafectação, destaque para o reforço da dotação do SI (Sistema de Incentivo) às empresas, na sua atuação ao nível da dinamização do investimento empresarial; reforço da relevância do domínio da competitividade e internacionalização no PT202O; introdução de novos instrumentos com maior efeito de alavanca e, por fim, a parceria com o sistema financeiro, facilitando o acesso ao crédito das PME.

O domínio de intervenção da competitividade e internacionalização representa uma das vertentes de maior prioridade no Portugal 2020, não apenas pela sua relevância em termos de fundos aprovados, mas sobretudo pelo seu impacto na melhoria dos fatores de competitividade das empresas.

Para Fernando Alfaiate, representante do Compete 2020 “Tornar as empresas mais competitivas à escala global é o grande objetivo do COMPETE2020 e é gratificante observar que temos bons exemplos que demonstram excelentes resultados e que valorizam e comprovam a boa aplicação dos fundos públicos no domínio da competitividade.”

Conheça todas as alterações AQUI.

Fonte: APICCAPS
1024

Voltar