Notícias

Certificação B Corp: passo a passo

O CTCP apoia as empresas na preparação para a obtenção desta certificação
Certificação B Corp: passo a passo


O Certificado B Corp, criado em 2006, é um atestado de que as empresas respeitam os mais altos padrões de desempenho social e ambiental, transparência e responsabilidade social. Esta certificação holística abrange os aspectos ESG (Environment, Social, Governance) e tem ganhado notoriedade nos mercados internacionais.

Desenvolvida pelo B Lab, uma organização sem fins lucrativos, a certificação B Corp visa transformar o sistema económico global para beneficiar pessoas, comunidade e o planeta. A missão do B Lab é equilibrar lucro com propósito, promovendo um sistema económico regenerativo, inclusivo e igualitário, onde todas as partes interessadas são valorizadas.


O CTCP tem experiência no apoio às empresas/ organizações na preparação para a obtenção desta certificação,
que implica uma serie de procedimentos( descritos abaixo neste artigo). Esta colaboração abrange o apoio no preenchimento do B Impact Assessment, ferramenta base para candidatura (ver ponto 3), na procura de soluções para melhorar o desempenho e consequente aumento de pontuação, na resposta às questões e pedidos de esclarecimentos do B Lab nas diversas fases de avaliação,bem como nas questões processuais ligados ao pedido de certificação.

Processo de certificação: passo a passo

1.    REQUISITO LEGAL
Um requisito primordial da certificação B Corp é o de assumir um compromisso legal ao mais alto nível da sua estrutura de governança corporativa, implicando um ajuste aos estatutos da empresa. O texto a considerar encontra-se definido pela B Lab, de acordo com o país da organização a certificar, estando disponível no respetivo portal.
No caso de estruturas complexas (exemplo: empresas pertencentes a um grupo) poderá ser necessário a consulta ao B Lab, por forma a identificar qual(ais) as estruturas que deverão assumir este requisito legal.

2.    REGISTO
Numa primeira fase deverá ser efetuado o registo (gratuito) no portal da B Lab, e criar a empresa com a introdução dos seus dados gerais.
Cada registo é individual, mas é possível constituir uma equipa de trabalho, convidando diversos elementos para aceder ao processo da empresa. Note-se que a certificação B Corp abrange diversas áreas pelo que será sempre necessário envolver vários departamentos, direta ou indiretamente.

Estando registado é possível aceder à Avaliação de Impacto B (BIA – B Impact Assessment), principal ferramenta na obtenção da certificação B Corp, assim como à SDG Action Manager.
          BIA - B Impact Assessment
O BIA – B Impact Assessment é o questionário usado para medir e melhorar o desempenho da empresa. Obter esta certificação pressupõe atingir uma pontuação mínima de 80 pontos no BIA.

O BIA encontra-se dividido nas seguintes áreas:

A.    Governança – Apresenta questões nas áreas: missão e envolvimento das partes interessadas; ética e transparência; métricas de governança; requisito legal mencionado no ponto 1 (IBM*).
B.    Trabalhadores – Relação da empresa com os seus trabalhadores: métricas; segurança financeira; segurança, saúde e bem-estar; desenvolvimento da carreira; envolvimento e satisfação.
C.    Comunidade – Relação da empresa com a comunidade: diversidade, igualdade e inclusão; impacto económico; programas de apoio na comunidade; gestão da cadeia de fornecimentos.
D.    Ambiente – Atuação da empresa na área do ambiente: gestão ambiental, métricas e práticas referentes a diversos aspetos ambientais
E.     Clientes – Relação com o cliente, impacto do produto/serviço no cliente, identificação de necessidades e satisfação do cliente
F.     Disclosure Questionnaire – Questionário não pontuado que é usado para identificar eventuais questões (práticas, tipologia de indústria, etc.) que tornem a empresa não elegível para a Certificação B Corp, ou que impliquem cuidados especiais.

Em cada uma das áreas (A a E) há questões sobre possíveis IBM* – Impact Business Model - Modelos de negócio que de alguma forma se destacam face aos modelos “tradicionais”. A parte de cada questionário referente aos IBM é dinâmica, podendo abrir ou fechar novas questões em função das respostas anteriores. Ao possuir um ou mais IBM a organização fica com acesso a mais perguntas e, à partida, a uma maior pontuação.

À medida que os questionários são preenchidos é possível averiguar qual a pontuação disponível e atingida pela empresa. Uma boa prática será a de ponderar em cada questão, o que pode ser feito para a melhoria de desempenho. Poder-se-á optar por anexar as evidências e/ou aguardar que sejam solicitadas nas fases seguintes, após submissão.

3.    SUBMISSÃO E PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO
Para se candidatar à certificação B Corp, a organização deverá atingir no mínimo 80 pontos, sendo aconselhável que este seja um pouco superior, e efetuar a submissão do BIA
Ao submeter o questionário é efetuado o pagamento de uma taxa e dá-se início ao processo de revisão. A plataforma irá solicitar a realização de diferentes tarefas complementares (solicitação de evidências, esclarecimentos) de forma iterativa.
Uma equipa do B Lab irá analisar a Avaliação de Impacto B e decidir quanto à elegibilidade da organização para obter a certificação B Corp, sendo requerido o envio de informação complementar, reuniões on-line e/ou por telefone. Nesta fase é normal verificarem-se flutuações na pontuação.
Se no final da avaliação a empresa mantiver uma pontuação acima de 80 é atribuída a certificação. É então assinado o B Corp Agreement que define as regras da certificação B Corp, incluindo a respetiva anualidade.
É criado um perfil público da empresa que, numa ótica de transparência, inclui a pontuação obtida, total e por área, e a organização obtém a autorização para uso do logótipo de certificação B Corp.

4.    E AGORA … MELHORIA CONTÍNUA
O processo de certificação e as ferramentas associadas, disponibilizam diversos meios que incentivam a melhoria contínua, nas diversas vertentes que compõem a certificação, dos quais destacamos:
- Ao responder ao BIA será possível identificar questões para as quais queremos aumentar a pontuação através de melhoria de desempenho. A questão poderá ficar assinalada, atribuindo um objetivo a atingir, servindo de referência a melhorias a implementar, para que posteriormente a resposta seja redefinida.  Este procedimento poderá ter em vista um curto prazo (alterações a introduzir ainda durante o processo de certificação inicial), ou ter em vista um aumento da pontuação aquando da recertificação (efetuada a cada 3 anos).
- A plataforma apresenta avaliações benchmarking, posicionando a empresa em cada um dos questionários, face à região e tipo de negócio e resultados globais.
- Informações da plataforma B Lab: A plataforma apresenta um conjunto de vasto de informação sobre a B Corp e respetivas áreas que compõem a certificação, desde referenciais, vídeos, formações, diretório da B Corp (com todas as empresas B Corp), permitindo obter maior consistência no conhecimento e inspiração para melhorar práticas no domínio da responsabilidade social e desenvolvimento sustentável.

A cada três anos é efetuada a reavaliação da organização, com novo preenchimento do BIA – B Impact Assessment. Este intervalo de tempo entre a certificação e sua renovação, possibilita às organizações identificarem potenciais áreas de melhoria, de modo que, na renovação tenham um melhorar o desempenho, refletido no aumento da pontuação.

Breve Glossário B Corp
B Lab: Organização sem fins lucrativos fundada em 2006 na Pensilvânia, sendo atualmente uma rede global, com parceiros em diversas zonas do globo. A visão desta organização é a de transformar a economia de modo a beneficiar todas as pessoas, comunidades e planeta, ou seja, tornar o sistema económico regenerativo, inclusivo e mais igualitário. B refere-se a “Beneficial”, pressupondo a criação de valor para a sociedade. O B Lab criou e faz a gestão da certificação B Corp.
BIA – B Impact Assessment: conjunto de questionários que avaliam o desempenho de uma organização em cada uma das áreas abrangidas pela certificação B Corp. É a partir do BIA que a organização é pontuada para a obtenção de certificação B Corp. É necessário um mínimo de 80 pontos para obter a certificação.
B Corporation: Organização que obteve a certificação B Corp, através do cumprimento de padrões elevados de desempenho em termos de transparência, responsabilidade e sustentabilidade.
B Corp Directory: Diretório onde estão reunidas todas as organizações B Corp. Aqui é possível efetuar diversas pesquisas (localização, negócio, dimensão …). Para cada empresa é apresentado um perfil geral, a pontuação obtida no BIA, global e por domínio, bem como a identificação da existência de IBM.
Disclosure Questionnaire: Questionário não pontuado que identifica tipologias de negócio ou práticas que impliquem algum tipo de garantias adicionais ou que sejam impeditivas para a obtenção de certificação.
IBM – Impact Business Model: Modelos de negócio disruptivos com impacto positivo significativo numa área de avaliação. Na mesma organização poderão ser identificados mais que um IBM, sendo que o requisito legal que implica a alteração dos estatutos, de acordo com o definido para cada país, é obrigatório para a obtenção da certificação B Corp
SDG Action Manager (SDG – Sustainable Development Goals): Conjunto de questionários que permite a cada organização efetuar uma autoavaliação face aos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, e ajudar na tomada de ações visando estes objetivos. Esta ferramenta foi desenvolvida pelo B Lab em parceria com United Nations Global Compact. Embora incluam questões do BIA, a utilização destas ferramentas é independente, podendo ser usada por qualquer organização, sendo ou não B Corp. Os resultados da SDG Action Manager não são considerados na atribuição da certificação BIA.

Data Publicação: segunda-feira, 15 de julho de 2024
1341

Voltar