Notícias

Calçado usado ganha nova vida

terça-feira, 3 de setembro de 2024
Cruz Vermelha distribui os pares reparados pelos formandos do curso de “Recuperação de Calçado” do projeto BioShoes4ALL
Calçado usado ganha nova vida

Utentes da Cruz Vermelha Portuguesa, delegação de Cucujães, em Oliveira de Azeméis, são os novos destinatários do calçado que ganhou nova vida através de uma ação de capacitação, promovida pelo Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP). A formação online em Recuperação de Calçado, que decorreu entre 3 e 22 de julho, reuniu uma dúzia de participantes que, após uma aprendizagem intensiva, agora dominam técnicas de restauração e reparação de calçado.


Durante a formação, além das competências adquiridas, os formandos tiveram a possibilidade de recuperar cerca de uma dezena de pares de sapatos, que estão prontos para ser entregues a pessoas em situação de vulnerabilidade, apoiadas pela Cruz Vermelha, delegação de Cucujães. Esta iniciativa mostrou, na prática, que "sustentabilidade também é social", destacando como práticas sustentáveis podem apoiar causas solidárias sem custos adicionais.

Sustentabilidade e solidariedade de mãos dadas

No dia 3 de setembro, os sapatos recuperados foram entregues à Cruz Vermelha, que fará a distribuição aos seus utentes em situação de vulnerabilidade. Esta ação reforça o compromisso do CTCP e da Cruz Vermelha em promover práticas sustentáveis que, ao mesmo tempo, possam benefícios sociais.

    "Iniciativas como estas são sempre bem-vindas para a Cruz Vermelha, que apoia várias dezenas de famílias no Concelho de Oliveira de Azeméis. Sapatos são bens que nem sempre temos para doar, especialmente em boas condições de uso. Estes que agora chegam nem parecem os mesmos que vos entregamos, pois estavam bastante destruídos e agora vêm como novos", afirma Madalena Costa, colaboradora da delegação da Cruz Vermelha.

Rita Souto, Diretora de Formação do CTCP, reforça: "A nossa expectativa é que este exemplo inspire outras entidades e pessoas a adotarem práticas ecológicas com impacto social significativo, consolidando a ideia de que pequenos gestos podem provocar grandes mudanças."

Competências práticas e impacto ambiental

Durante as 18 horas da ação de capacitação, os participantes aprenderam as técnicas essenciais de reparação de calçado como a substituição de solas e saltos, troca de palmilhas, ajustes de costuras, polimento, pintura e até personalização de calçado. Os formandos elogiaram a abordagem prática e a aplicabilidade imediata das competências adquiridas, realçando a importância de aprender um ofício que pode ser utilizado de forma profissional.

O sucesso desta iniciativa abre portas para futuras edições, com o objetivo de capacitar pessoas conscientes e preparadas para contribuir positivamente, tanto para o meio ambiente quanto para a comunidade.


Novas oportunidades para Capacitação

Dado o êxito desta ação, o CTCP anuncia duas novas edições de capacitação em Recuperação de Calçado, desta vez presenciais, que acontecerão em outubro nas instalações do CTCP em São João da Madeira e em Felgueiras respetivamente.

Se deseja desenvolver novas competências e fazer a diferença, junte-se a nós! Esta é uma oportunidade única para aprender e contribuir para um planeta mais sustentável.

Consultar toda a informação e fazer inscrição prévia AQUI.





Exemplos de alguns dos modelos recuperados


Esta ação de capacitação foi promovida no âmbito do projeto BioShoes4All - Inovação e capacitação da fileira do calçado para a bioeconomia sustentável, projeto nº11, investimento apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência, na sua componente 12 - Bioeconomia Sustentável e pelos Fundos Europeus NextGeneration EU. Para mais informação consulte o website recuperarportugal.gov.pt.


260

Voltar