Notícias

Calçado lança Semana da Responsabilidade Ambiental

1-5 fevereiro

terça-feira, 12 de janeiro de 2021
Evento digital: webinars, testemunhos, workshops, debates
Calçado lança Semana da Responsabilidade Ambiental

Há precisamente um ano, o setor do calçado, através da APICCAPS e do Centro Tecnológico do Calçado (CTCP), apresentou o “Plano de Ação para a Sustentabilidade na Fileira do Calçado em Portugal”.

Nesse documento, apresentado, simbolicamente, na LIPOR, foram apresentadas dezenas de medidas e definida uma meta particularmente ambiciosa: Portugal quer ser a grande referência internacional no desenvolvimento de soluções sustentáveis no setor do calçado.

“Trata-se de um documento ímpar na economia portuguesa, ao procurar criar um pensamento setorial estruturado, visando responder, de uma forma integrada, aos diferentes domínios da sustentabilidade. Este documento será uma ferramenta essencial para o reposicionamento estratégico do sector na cena competitiva internacional”, diz Luís Onofre, Presidente da APICCAPS.

Em termos práticos, este plano de ação divide-se em três eixos (Planeta, Pessoas e Empresas), apresenta mais de 12 medidas, distribuídas por cerca de 50 ações. “O nosso objetivo é que a indústria portuguesa de calçado seja líder no desenvolvimento de soluções sustentáveis”. Desenvolvimento de novos materiais, rastreabilidade das matérias-primas, informações sobre os produtos, pegada ambiental dos produtos ou eficiência energética são algumas das ações a desenvolver.

Importa, agora, fazer um balanço do trabalho efetuado e, em particular, encetar novas soluções de futuro. Por esse motivo, a APICCAPS e o Centro Tecnológico vão promover, de 1 a 5 de fevereiro próximo, a “Semana da Responsabilidade Ambiental na Fileira do Calçado”, que tem como grande objetivo apresentar novos desenvolvimentos que permitiram ao setor reduzir a pegada ecológica.

Trata-se de um evento essencialmente digital, com debates variados, mas complementares, sobre temas tão atuais como a eficiência energética, a economia circular ou os novos materiais. Caberá ao Ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, abrir oficialmente esta semana temática.

Agenda

Dia 1 de fevereiro  - Responsabilidade Ambiental do Setor
16:30h - Sessão de Abertura - Ministro do Ambiente | APICCAPS |CTCP
16:45h - Plano de sustentabilidade do Setor  ponto de situação CTCP | APICCAPS
17:00h - Webinar- Responsabilidade Ambiental do setor

Dia 2 de fevereiro  - O futuro do Couro
16:30H - Vídeos empresas/testemunhos
17:00h Webinar: O futuro do Couro

Dia 3 de fevereiro  - Novos materiais na Economia Circular
16:30h - Vídeos empresas/testemunhos
17:00h - Webinar - Novos materiais na Economia Circular

Dia 4 de fevereiro  - Eficiência Energética nas empresas
16:30 - Vídeos empresas/testemunhos
17:00h- Webinar- Eficiência Energética

Dia 5 de fevereiro  - Design para a circularidade
16:30h - Vídeos empresas/testemunhos
17:00h -Webinar: Eco-design - Design4cyrcle
18:30h - Encerramento

Oficina Shoe FabLab: VALORIZAR PARA REUTILIZAR
Durante esta semana irá decorrer no Shoe FaLab, em São João da Madeira, uma oficina que visa a valorização de calçado. Cada participante realizará um projeto individual de valorização de calçado – Esta ação carece de uma inscrição especifica aqui: https://qualifica.ctcp.pt/

Mais informação e inscrições AQUI.

3074

Voltar