Notícias

BIOSHOES PODCAST: Monteiro Ribas - Materiais de origem biológica

Novo episódio

terça-feira, 19 de dezembro de 2023
Empresa está a utilizar biomassas rejeitadas, bio TPU's, tecidos de fibras de plantas para reduzir a pegada ambiental e, ainda, resíduos de castanha e azeitonas.
BIOSHOES PODCAST: Monteiro Ribas - Materiais de origem biológica

Neste 18º episódio do CTCP Podcast, desenvolvido no âmbito do projeto BioShoes4All, Luísa Sousa e Gisela Ferreira, representantes da empresa Monteiro Ribas, partilharam connosco os mais recentes avanços desenvolvidos no âmbito do projeto, focados essencialmente em materiais de origem biológica.

Luísa e Gisela deram principal destaque ao uso de biomassas rejeitadas, bio TPU's, tecidos de fibras de plantas para reduzir a pegada ambiental e, ainda, à utilização de resíduos de castanha e azeitona nos produtos que têm sido desenvolvidos em colaboração com o BioShoes4All. Pelas suas vozes, descobrimos ainda que a Monteiro Ribas tem colaborado ativamente com várias entidades, desde produtores agrícolas e florestais, passando pela academia e até parceiros, de forma a conseguirem obter estes resíduos que lhes permitem, assim, enriquecer as suas formulações com carbono de origem biológica.

Neste episódio, as representantes descortinaram ainda que, na última edição da Lineapelle, a empresa já apresentou produtos com até 72% de material de origem biológica, onde foi destacada a reação positiva do mercado, mesmo diante de um clima económico desfavorável, ressaltando a significativa importância atribuída à transparência e qualidade da informação.

Com uma trajetória que remonta a 1917 e que tem nas suas raízes a indústria de curtumes, a Monteiro Ribas é uma empresa conduzida, atualmente, por membros da 4ª geração de descendentes dos fundadores. Inicialmente centrada na atividade de curtumes, a empresa passou por uma transformação significativa, tendo evoluído para um grupo diversificado, abrangendo as áreas de Packaging, Fabrics e Elastomers. Apesar da mudança, manteve uma forte ligação com o setor do calçado e marroquinaria por meio da unidade Monteiro Fabrics. Nos anos 60, a Monteiro Ribas expandiu as suas operações, incluindo a produção de materiais sintéticos e, desde então, a Monteiro Fabrics tem sido um ponto de referência na indústria, especializando-se em tecidos revestidos de PU e PVC.



Oradoras
Luísa Sousa, é doutorada em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, e desde 1995 que se dedica ao setor do calçado, tendo ocupado cargos de direção técnica e comercial em unidades de curtumes. Integrou a direção do Centro Tecnológico das Indústrias do Couro de maio de 2005 a abril de 2014. Atualmente, é diretora de operações no Grupo Monteiro Ribas e é a coordenadora da Monteiro Fabrics no projeto BioShoes4All.

Gisela Ferreira, é mestre em Engenharia Biomédica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e mestre em gestão pela Universidade Católica Portuguesa. Desempenhou funções como consultora na Delloite Consultores, ingressou na Monteiro Fabrics em 2012, e desde 2018 acumula o cargo de diretora técnica e de I&D da Monteiro Fabrics.

Siga-nos nas plataformas Apple Podcast, Spotify e Google Podcasts, para receber notificação sempre que lançamos novos episódios.

Este podcast foi desenvolvido no âmbito do projeto BioShoes4All - Inovação e capacitação da fileira do calçado para a bioeconomia sustentável, projeto nº 11, investimento apoiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, na sua componente 12 – Bioeconomia Sustentável e pelos Fundos Europeus NextGeneration EU. Para mais informação consulte o website recuperarportugal.gov.pt.

Esta publicação reflete apenas as opiniões dos autores, o PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e o Fundo Europeu NextGeneration EU não podem ser responsabilizados por qualquer uso que possa ser realizado com as informações nela contida.



505

Voltar