Notícias

sustentabilidade/reciclabilidade

Autoridades francesas rejeitam argumentos da ADIDAS

Monday, September 20, 2021
Autoridades francesas rejeitam argumentos da ADIDAS

Recentemente a entidade que regula o setor publicitário em França (ARPP – Autorité de Régulation Professionnelle de la Publicité) considerou que o anúncio publicitário da Adidas, dos seus iconicos modelos Stan Smith, quebrou as regras de publicidade e enganou os consumidores.

Este organismo sustenta assim a reclamação de um consumidor contra as alegações da marca sobre o conteúdo reciclado dos modelos Stan Smith e que estes poderiam solucionar o problema dos resíduos de plástico, informações essas que seriam enganosas. Em agosto passado, um júri criado pela ARPP, concluiu que a reclamação deste consumidor seria válida.

O júri alegou que a publicidade dos modelos em questão, feita em França no início de 2021, estava em desacordo com a política da ARPP, no que respeita às exigências de sustentabilidade em campanhas publicitárias.

Estes especialistas concordaram que a comunicação de que os modelos continham 50% de material reciclado não deixava claro o suficiente, que se referia apenas ao material usado para fazer a parte superior do Stan Smith Forever, dando a impressão de que 50% do material total usado no tênis seria feito de materiais reciclados.

A outra objeção foi referente ao slogan "Acabar com os resíduos de plástico" usado em posters, ao lado do logotipo da própria adidas e o uso de uma imagem de um sapato Stan Smith estampado numa garrafa de plástico usada. A respeito disto  o júri concluiu que o plástico usado para fazer o sapato pode vir de resíduos plásticos, mas isso não torna esse plástico reciclável e no final de vida útil. Concluindo que fabricar ou comprar esses sapatos não contribuiria para eliminar o desperdício de plástico.


Consultar informações mais detalhadas no website da ARPP AQUI

Fonte: https://footwearbiz.com

662

Voltar