Notícias

ASSOMAC e UITIC juntam-se na organização do congresso do calçado 2023

terça-feira, 5 de julho de 2022
O próximo Congresso UITIC, o primeiro desde a 20ª edição realizada em Portugal em 2018, terá lugar em setembro de 2023 em Milão e Vigevano.
ASSOMAC e UITIC juntam-se na organização do  congresso do calçado 2023

A Associação Nacional de Fabricantes Italianos de Tecnologia para Calçado, Marroquinaria e Curtumes (ASSOMAC) e a União Internacional de Técnicos da Indústria de Calçados (UITIC) anunciaram parceria, durante a conferência de imprensa celebrada em Milão na sede da Assolombarda, no passado dia 29 de junho. Uma das primeiras atividades anunciadas pela parceria foi a presença e participação conjunta na feira internacional “Simac Tanning Tech”, que se realizará entre 20 e 22 de setembro na Fiera Milano Rho.

A Simac Tanning Tech não é o único objetivo desta parceria; a ASSOMAC e a UITIC também colaborarão na realização do XXI Congresso Internacional de Calçado, a Convenção Mundial de Tecnologia do Calçado a ser realizada em 2023, entre Milão e Vigevano.

Maria Vittoria Brustia. Presidente da Assomac Servizi, o organizador da Simac Tanning Tech, refere que  "o evento de setembro, será um passo natural para a UITIC, que encontrará a sua primeira expressão e, sobretudo, um palco adequado para promover o objetivo que nos une: difundir e criar um sistema aberto e compartilhado para apoiar estas instituições únicas no seu crescimento, com uma função simultaneamente competitiva e colaborativa".

Yves Morin, Presidente da UITIC, explicou a longa herança, as experiências e as ligações criadas e desenvolvidas com as atividades e as razões que levaram à sinergia entre o Congresso Mundial e o Simac Tanning Tech: "Os membros da UITIC estão encantados por unir forças com um parceiro italiano tão prestigiado como a ASSOMAC para a organização do 21º Congresso Internacional de Calçados da UITIC. Escolhemos sempre o melhor parceiro para a organização dos nossos congressos: em 2013, na China, foi a CLIA (China Leather Industry Association); em 2016 na Índia, o CLE (Council for Leather Exports); em 2018, em Portugal, a APPICAPS (Associação Portuguesa de Fabricantes de Calçado e Artigos de Pele)" - afirma Moriin.


“O nosso Comité Executivo está muito entusiasmado com a ideia de organizar o XXIº Congresso Internacional de Calçado UITIC, em Itália, um país que é uma referência indiscutível em termos de inovação e tecnologia para a indústria de calçado e curtumes. Não poderíamos desejar um destino melhor do que a Itália para o reinício dos nossos congressos UITIC." Este XXIº Congresso Internacional de Calçado UITIC será um evento marcante devido à sua organização simultânea com a famosa exposição "Simac Tanning Tech". Estamos a colocar especial energia na preparação deste XXIº Congresso que também nos permitirá celebrar os 50 anos da UITIC.
Será muito emocionante voltarmos a encontrar-nos novamente no nosso XXIº Congresso UITIC após 5 anos de ausência. Além disso, não estamos na Itália desde 1999 desde o nosso XIIIº Congresso em Fermo e nosso VIº Congresso em Milão, em 1983!" concluiu.


Sergio Dulio, membro do Comité Executivo da UITIC e do grupo de trabalho italiano do UITIC, apresentou as novidades da proposta do programa e explicou o tema central do XXIº Congresso Internacional UITIC.
“No Congresso UITIC de 2023 queremos expor o mundo do calçado com todas as evoluções e tendências tecnológicas mais importantes que podem afetar a forma como os sapatos são desenhados e fabricados. Preparámos um programa de conferências que abrange todos os temas relevantes desde a sustentabilidade à transformação digital, à logística e cadeias de abastecimento, com especial enfoque no capital humano de amanhã. Um programa que é ainda reforçado pela contribuição de palestrantes chave e que terá um programa prévio às conferências que combinará visitas a fábrica com passeios “inspiradores”. Será uma ocasião imperdível para se reconectar e se atualizar. – afirmou Sérgio Dulio.

Esta conferência de imprensa contou ainda com  Veronica Squinzi, vice-presidente de internacionalização e assuntos europeus da Assolombarda e Roberto Luongo, Diretor Geral da Agência ITA, que reforçam o seu apoio a esta parceria, quer na organização da Simac Tanning Tech, quer do  Congresso Mundial do Calçado em Itália, previsto para setembro de 2023.

UITIC

A União Internacional dos Técnicos da Indústria do Calçado (UITIC), criada em 1972, é uma organização que visa desenvolver o conhecimento técnico na indústria do calçado, nomeadamente organizando regularmente conferências internacionais e tomando a iniciativa de estabelecer intercâmbios de informação entre seus membros, principalmente na área de tecnologia.

A principal atividade da UITIC é organizar o mais prestigiado encontro de especialistas do mundo, o "Congresso Internacional de Calçado UITIC". Este evento aborda os mais recentes técnicas ou inovações na indústria do calçado. Visitas a fábricas de calçado e indústrias relacionadas são  normalmente organizadas antes do Congresso.
São membros da UITIC associações de técnicos de calçado, centros de investigação e centros tecnológicos, associações e empresas privadas provenientes de 27 países.

Assomac
A Associação Nacional de Fabricantes de Tecnologias para Calçado, Marroquinaria e Curtumes, no âmbito da Confindustria, representa os fabricantes italianos de máquinas para calçado e curtumes, protegendo os interesses das empresas associadas e promovendo as suas atividades a nível nacional internacional. O principal objetivo da Associação é a elaboração de políticas setoriais capazes de enriquecer e desenvolver o know-how italiano, promovendo as empresas associadas.

https://assomac.it/en/

Simac Tanning Tech
A Simac Tanning Tech é o evento internacional com a oferta mais qualificada de máquinas e tecnologias para as indústrias de calçado, marroquinaria e curtumes, que acontece em Milão, paralelamente à Lineapelle.
São muitos os serviços dedicados exclusivamente ao visitante, permitindo maior fruição da gama de produtos, facilidade nos movimentos, melhor planeamento da estadia durante a feira e uma maior oferta de entretenimento na cidade. 
O evento, reservado aos operadores do setor, será realizado de 20 a 22 de setembro de 2022 na Milano Fiera Rho.

1289

Voltar