Notícias

As empresas do setor do calçado estão preparadas para a Indústria 5.0?

terça-feira, 4 de julho de 2023
Projeto Eramus+ Shoes 5.0
As empresas do setor do calçado estão preparadas para a Indústria 5.0?

As tecnologias e inovações continuam a acelerar nas indústrias transformadoras e as empresas devem continuar a investir na aprendizagem contínua dos seus trabalhadores. Da Indústria 4.0, ainda um desafio para algumas PMEs, estamos a avançar para a Indústria 5.0, e as empresas de calçado não devem perder a oportunidade. É neste contexto que o projeto Erasmus+ Shoes 5.0 visa preparar as empresas europeias de calçado para abraçar o desafio da transição para uma indústria sustentável, centrada no ser humano e resiliente, utilizando as mais recentes tecnologias e abordando a implementação da Indústria 5.0.

Os parceiros do projeto da Bélgica (CEC), Itália (Politécnico Calzaturiero), Portugal (ByAR, CTCP e Capital Humano Edit Value), Roménia (TUIASI) e Espanha (CTCR) reuniram-se em Logroño para discutir os últimos resultados e as próximas atividades do projeto, que teve início em novembro de 2022.

Durante os últimos meses, o consórcio, apoiado por especialistas, realizou pesquisas documentais e de campo, bem como grupos de discussão, incluindo um questionário às empresas, a fim de compreender a situação atual e proporcionar uma implementação eficaz da Indústria 5.0 aplicada ao setor do calçado. Com 80 respostas ao questionário e 40 participantes nos vários grupos de discussão, o estudo permitiu aos parceiros do projeto obter uma melhor compreensão das necessidades das empresas e saber as competências-chave necessárias no fabrico de calçado.

No geral, os resultados validados posteriormente por especialistas mostraram que a maioria dos participantes está muito curiosa sobre a implementação da Indústria 5.0 e reconhece o valor acrescentado da utilização de tecnologias emergentes no setor. Além disso, alguns deles já implementaram algumas das características da Indústria 5.0, estão prontos para investir em tecnologia e ansiosos por saber mais sobre a i5.0 em geral e sobre os cursos de formação a serem desenvolvidos.

Graças a estes dados recolhidos, os parceiros estão agora a elaborar os perfis-chave, nomeadamente, gestor técnico de calçado, operador de fabrico de calçado, designer de calçado/modelador de  calçado, técnico de manutenção e técnico de calçado 5.0 e os planos de formação dedicados e personalizados de acordo com as suas necessidades. Por último, mas não menos importante, o consórcio internacional está também a desenvolver uma ferramenta de análise de necessidades de formação, que apoia o diagnóstico contínuo das necessidades de formação relacionadas com a Indústria 5.0, que promete ser de grande valor para as empresas de calçado.

Se a sua empresa ou centro de formação profissional estiver interessado em participar no projeto Eramus+ Shoes 5.0, pode contactar qualquer um dos parceiros para descobrir as oportunidades de ser um ator ativo. Também pode acompanhar o progresso do projeto Erasmus+ Shoes 5.0 no nosso site.

O projeto Shoes 5.0 é cofinanciado pelo programa Erasmus+ da União Europeia.

549

Voltar