Notícias

A impressão 3D ao dispor da marroquinaria

ACCESS-3DP mostra vantagens

sexta-feira, 30 de setembro de 2022
A impressão 3D ao dispor da marroquinaria

No passado dia 26 de setembro, o CTCP promoveu um evento dedicado ao setor da Marroquinaria, no qual esteve em demonstração a manufatura aditiva, comummente conhecida como Impressão 3D, uma tecnologia que pode trazer vantagens para este setor tradicional. Em demonstração, esteve a impressão de uma forma em 3D para produção de uma bolsa em couro.
Esta é apenas uma das várias utilizações que o setor da marroquinaria pode tirar partido desta ferramenta, poupando tempo e recursos. Está comprovado que o setor marroquinaria pode beneficiar com a utilização desta tecnologia, nomeadamente:
•    Na etapa de desenvolvimento de produto, onde se reduz o tempo e custo de protótipos e de ferramentas;
•    Ornamentos e acessórios de valor acrescentado e com elevado nível de personalização (ornamentos metálicos, fechos, …);
•    Apoio à produção com ferramentaria especializada (moldes, formas, timbres, …);
•    Reparação e substituição rápida de componentes de marroquinaria;
•    Fabrico de produtos exclusivos de valor acrescentado;

•    Estímulo à criatividade, uma vez que permite produzir objetos esteticamente diferenciados e, virtualmente, sem limite de formas.

Nesta sessão dedicada à Marroquinaria,  o CTCP promoveu o workshop prático “ A paixão pelo couro”, onde os  participantes tiveram oportunidade de trabalhar e desenvolver uma peça personalizada em couro, com recurso a formas produzidas à medida para cada um dos participantes.

Esta demonstração foi promovida no âmbito do projeto europeu Erasmus+  ACCESS-3DP, que visa melhorar o empreendedorismo nos setores tradicionais na Europa com a utilização da manufatura aditiva, por meio de melhor compreensão da cadeia de valor da impressão 3D e desenvolver um curso e recursos de qualificação nesta área.

No âmbito deste  projeto está a ser desenvolvido um curso online , com a duração total de cerca de 250 horas, abrangendo seguintes seis módulos:

1.    Processos de inovação aplicados ao setor tradicional – Design e Impressão 3D
2.    Design Thinking e Competências
3.    A impressão 3D e o processo de produção
4.    Processos atuais – Diferentes campos de aplicação
5.    Empreendedorismo e Impressão 3D – Novas Ideias de Negócios
6.    Robótica Industrial Avançada aplicada nos setores tradicionais

Este será lançado em breve e disponível para quem pretender desenvolver competências nesta área: https://access3dp.eu/

O CTCP é o parceiro português do ACCESS-3DP, que é um projeto financiado pela Comissão Europeia ( número 2020-1-FR01-KA202-080183), no âmbito do Programa Erasmus + e envolve parceiros de 5países diferentes: França, Portugal, Eslováquia, Eslovénia e Espanha.







702

Voltar