No âmbito do projeto Roteiro para a Descarbonização do setor do calçado, o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP), promoveu, no dia 21 de janeiro, como é seu apanágio, um webinar intitulado Energia Descentralizada e Sustentável: Autoconsumo, Comunidades de Energia e Armazenamento, uma sessão online que procurou esclarecer a comunidade quanto a eventuais dúvidas à implementação desta política, quer por empresas, quer por pessoas singulares.
Consciente da importância da implementação da energia renovável na comunidade portuguesa, seja em âmbito empresarial ou particular, o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP) teve como missão clarificar todos parâmetros, nomeadamente burocráticos e de legislação, que muitas vezes podem constituir entraves. Uma sessão conduzida por Rui Pimenta, especialista do setor energético.
Com enfoque nas energias renováveis, apoiando-se no Roteiro para a Neutralidade Carbónica até 2050, o engenheiro de profissão, que conta com mais de 25 anos de experiência em projetos sobre a temática, projetou, relativamente ao consumo de energia primária, ser expectável que “mais de 80% seja proveniente de energias renováveis”, havendo a ambição, numa estimativa temporal a 25 anos, de 100% da energia elétrica ser proveniente de fontes renováveis.
Algo que, segundo o próprio, apenas será viável caso as entidades nacionais e europeias continuem a apoiarem a implementação de projetos deste cariz. Os inscritos tiveram a oportunidade de dissiparem dúvidas sobre subtemas como a legislação aplicável, destacando a importância do autoconsumo e enaltecendo a possibilidade de agregar “um conjunto de instalações, tanto consumidoras como produtoras, que partilhem energia renovável”, podendo inclusive venderem eventuais excedentes no mercado energético de forma autónoma.
Foram abordados outros subtemas, como a certificação, o registo, o licenciamento e a potência, tendo sido apresentados casos práticos e ainda metodologias consideradas imprescindíveis para impulsionar a transição sustentável e descarbonização do setor do calçado.
Caso não teve a possibilidade de assistir à sessão na íntegra, poderá revê-la no vídeo incorporado neste artigo. Fique a par de todas as iniciativas, notícias, cursos, webinares e projetos promovidos pelo Centro Tecnológico de Calçado de Portugal (CTCP), localizado em São João da Madeira, em ctcp.pt ou qualifica.ctcp.pt.
Sobre o orador
Engenheiro eletrotécnico pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Rui Pimenta conta duas décadas e meia de experiência em projetos de energias renováveis. É administrador executivo da Agência de Energia do Porto (AdEPorto), assumindo a liderança e o crescimento da atividade e respetivos impactos, e participando ativamente em projetos de inovação, nacionais e europeus, relacionados com o planeamento energético municipal, eficiência energética, produção renovável descentralizada e pobreza energética.