A Academia AICEP desenvolve em parceria com o Cluster do Calçado e Moda, APICCAPS e CTCP, o Programa INTERNACIONALIZAR CLUSTERS: Calçado e Moda.
Este programa tem como objetivo capacitar as empresas para abordarem mercados de elevado potencial para os seus setores bem como formá-las em temas transversais à competitividade em mercados concorrenciais.
Através de formação prática e interativa, o programa Internacionalizar Clusters: Calçado e Moda contribui para a implementação de planos e ações de internacionalização pelas empresas do setor do calçado, dos componentes de calçado e dos artigos de pele.
Os conteúdos do programa Internacionalizar Clusters: Calçado e Moda centram-se nos mercados de França, Reino Unido e EUA, bem como nos temas do E-Commerce, Marca, Sustentabilidade, Comunicação em Marketing Digital, Tecnologias Disruptivas e Cadeias de Valor Globais.
Com duração total de 25H, o programa está estruturado em 9 webinars que decorrem, de 12 de maio a 14 de julho 2022, na plataforma de e-learning da Academia AICEP. Os webinars são orientados por especialistas da AICEP, da Academia e das áreas de conhecimento enunciadas.
PROGRAMA
1-MERCADO DO REINO UNIDO -12 DE MAIO DE 2022, DAS 09H30 ÀS 12H30
• Informações gerais sobre o mercado
• Análise setorial
• Como abordar o mercado?
• Novas formalidades pós-Brexit
Orador:
- Pedro Patrício, Delegado da AICEP em Londres
2-MERCADO DOS EUA -23 DE MAIO DE 2022, DAS 15H00 ÀS 17H40
• Principais tendências e estratégias de abordagem ao mercado
• Potencial de mercado, oportunidades de negócios e parcerias locais
• Players/segmentos de mercado, tendências de consumo e distribuição
• Conselhos práticos
Oradores:
- João Mota Pinto, Delegado da AICEP em Nova Iorque
- Scott Prentice, Managing Director/Partner at Mainsail Management
- Matt Priest, President & CEO at Footwear Distributors & Retailers of America (FDRA) & Fashion Footwear Association of New York (FFANY)
3-E-COMMERCE -26 DE MAIO DE 2022, DAS 09H30 ÀS 12H30.
• Internacionalização via e-commerce
• Plataformas e-commerce B2C e B2B
• Ferramentas Inteligência Competitiva
• Marketing Digital
• Alguns exemplos práticos no setor Calçado
Oradores:
- Nuno Duarte Bexiga,Country Manager da Amvos Digital
- Fernando Aparicio, Diretor da Amvos Digital
4-CADEIAS DE VALOR GLOBAIS -2 DE JUNHO DE 2022, DAS 09H30 ÀS 11H30.
• Reconfiguração das cadeias de valor globais
• A sustentabilidade como vantagem competitiva na gestão das cadeias de valor globais
• Digitalização das cadeias de abastecimento, logística e armazenamento
Orador:
- Manuel Laranja, Senior Associate Professor of Innovation and Entrepreneurship
5-SUSTENTABILIDADE -23 DE JUNHO DE 2022, DAS 09H30 ÀS 12H30.
• Desenvolvimento e execução de uma estratégia de internacionalização assente numa lógica de sustentabilidade
• Aspetos fundamentais a considerar pelas empresas neste domínio
Oradora:
- Carla Santos, Ambassador for Disruptive and Sustainable Transformation 2030
6-COMUNICAÇÃO MARKETING DIGITAL - 30 DE JUNHO DE 2022, DAS 09H30 ÀS 12H30.
• Importância da comunicação (B2B, B2C) na estratégia de internacionalização
• Valor acrescentado do investimento em comunicação
• Plano de comunicação e gestão de comunicação com stakeholders em mercados globais
• Estratégia de comunicação digital nos mercados
Oradora:
- Carla Rodrigues, Consultora especialista em Comunicação Digital
7-MERCADO DE FRANÇA -6 DE JULHO DE 2022, DAS 09H30 ÀS 12H30.
• Principais tendências e estratégias de abordagem ao mercado
• Potencial de mercado, oportunidades de negócios e parcerias locais,
• Players/segmentos de mercado, tendências de consumo e distribuição,
• Conselhos práticos
Oradores:
- Eduardo Henriques, Delegado da AICEP em França
- Sylvie Pourrat, Directrice du salon PREMIERE CLASSE
8-MARCA - 7 DE JULHO DE 2022, DAS 09H30 ÀS 12H30.
• Criação de uma marca: identidade, missão e visão
• Posicionamento das marcas, proposta de valor, diferenciação e segmentação
• Internacionalização de uma marca
Oradora:
- Filipa Pias, aicep Portugal Global
9-TECNOLOGIAS DISRUPTIVAS - 14 DE JULHO DE 2022, DAS 09H30 ÀS 12H30.
• A Transformação Digital no setor do Calçado e moda
• Tecnologias emergentes com mais impacto no setor
• Casos de utilização de tecnologias como dispositivos IoT, RFID, câmaras de visão computacional, sensores, beacons e Wi-Fi
• Tendências, boas práticas e casos de estudo relevantes para o setor
Orador:
- Bruno Soares, Leading Executive Advisor | Guest Speaker | Public Speaker | Digital Transformation | Governance | Strategy | Cybersecurity
As inscrições são limitadas a 45 participantes. O valor por participante deste ciclo de 9 sessões é de €184,50 (IVA incluído).
Participe neste programa e leve a sua empresa mais longe na Internacionalização
INSCREVA-SE AQUI !