Sábado 21 de Setembro de 2019 Institucional | Mapa do Site | Localização | Contactos | Facebook CTCP Youtube CTCP Linkedin CTCP Instagram  CTCP
 
 
NOTICIAS
         

  

Google Translate


Christian Louboutin volta a tribunal para proteger solas vermelhas

O designer francês quer parar com imitações e proteger as suas icónicas solas vermelhas em solo europeu.
Em 2011, Christian Louboutin acusou a Yves Saint Laurent de copiar as suas solas vermelhas. Um ano depois, o tribunal de recurso de Manhattan deu-lhe razão: a marca Christian Louboutin tem o direito de fabricar e vender, em exclusivo, calçado com a sola tingida de vermelho, quando em contraste com a cor ou padrão dominante do sapato. No entanto, se o sapato for todo da mesma cor (sola vermelha e sapato vermelho) não é considerado uma violação da marca registada de Louboutin sob a lei dos Estados Unidos.

Mas se esta decisão ajudou a parar com imitações em solo norte-americano, não impediu que marcas europeias se apropriassem da sola vermelha. Segundo a publicação The Fashion Law, dedicada ao negócio da moda, Christian Louboutin quer mudar isso e levou o processo ao Tribunal da Justiça da União Europeia.

Em causa, desta vez, está um processo de 2013 contra a marca de calçado holandesa Van Haren, que escolheu pintar as solas de uma linha de sapatos (5th Avenue by Halle Berry) de vermelho. O tribunal ordenou que a marca interrompesse a produção e as vendas mas a Van Haren recorreu da decisão, alegando que a sola vermelha “carece de distinção” que a associe a um designer em particular – um dos requerimentos para uma marca registada em Bruxelas.

A história do início das solas vermelhas nos sapatos Louboutin já foi contada pelo seu criador vezes sem conta: há mais de 20 anos, desiludido com o resultado final de um sapato, pegou no verniz de uma assistente e pintou a sola de um dos seus esboços. A cor vermelha tornou-se, entretanto, imagem de marca dos sapatos – em todos os modelos, do icónico Pigalle (que comemorou dez anos em Novembro de 2014), ao Belle Calf ou o Iriza Half D’Orsay.

Fonte: lifestyle.publico.pt,13.maio2015

Data:2015-05-19    Visualizações: 1936


Google Translate Imprimir Enviar este registo a alguém
Voltar
Área Reservada

N.º Nif

Password

memorizar-me


ainda não se registou?
Perdeu a password?
Pesquisa de Informação




--------------------------



    Política de Privacidade | Livro de Visitas | Livro de Reclamações