Nº 9 de 2016




Portugal 2020-Candidaturas abertas

O CTCP informa que estão abertas as candidaturas para os sistemas de incentivo: Inovação Produtiva, Empreendedorismo Qualificado e Criativo  e Vales I&D.

 Inovação Produtiva (candidaturas até 30 de setembro de 2016)


O objetivo específico deste concurso consiste em conceder apoios financeiros a projetos que contribuam para o:
 - Aumento do investimento empresarial das grandes empresas em atividades inovadoras (produto, processo, métodos organizacionais e marketing), reforçando o investimento empresarial em atividades inovadoras, promovendo o aumento da produção transacionável e internacionalizável e a alteração do perfil produtivo do tecido económico, através do desenvolvimento de soluções inovadoras baseadas nos resultados de I&D (investigação e desenvolvimento tecnológico) e na integração e convergência de novas tecnologias e conhecimentos e ainda para a criação de emprego qualificado;
- Reforço da capacitação empresarial das Pequenas e Médias Empresas (PME) para o desenvolvimento de bens e serviços, através do investimento empresarial em atividades inovadoras e qualificadas que contribuam para sua progressão na cadeia de valor;
- Aumento das capacidades de gestão das empresas e da qualificação específica dos ativos em domínios relevantes para a estratégia de inovação, internacionalização e modernização das empresas, de modo a potenciar o desenvolvimento de atividades produtivas mais intensivas em conhecimento e criatividade e com forte incorporação de valor acrescentado nacional.

Os beneficiários dos apoios são empresas (PME e grandes empresas) de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica, que se proponham desenvolver projetos de investimento que satisfaçam os objetivos e prioridades referidos anteriormente e cumpram com os critérios de acesso, elegibilidade e de seleção definidos na legislação e no Aviso.


Empreendedorismo Qualificado e Criativo  (candidaturas até 30 de setembro de 2016)
O objetivo especifico deste concurso consiste em conceder apoios financeiros a projetos de Empreendedorismo Qualificado e Criativo que contribuam para:
-A promoção do espírito empresarial, facilitando nomeadamente o apoio à exploração económica de novas ideias e incentivando a criação de novas empresa ;
- Aumentar as capacidades de gestão das empresas e da qualificação específica dos ativos.
São suscetíveis de apoio os projetos individuais de Empreendedorismo Qualificado e Criativo, as empresas que que se traduzam na criação de um novo estabelecimento, nas seguintes tipologias:


a) A criação de empresas que desenvolvam atividades em setores com fortes dinâmicas de crescimento, incluindo as integradas em indústrias criativas e culturais, e ou setores com maior intensidade de tecnologia e conhecimento;

b) A criação de empresas que valorizem a aplicação de resultados de I&D na produção de novos bens e serviços;

Vales I&D (candidaturas até 16 de setembro de 2016)
 Este incentivo destina-se a apoiar  a contratação de serviços de consultoria de serviços de atividades de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, bem como de serviços de transferência de tecnologia.

Estes vales destinam-se a financiar 75% do custo do serviço prestado por entidade qualificada para o efeito e selecionada pela empresa. A empresa apenas tem de suportar 25% do custo.

Para usufruírem destes serviços as empresas só têm que candidatar-se aos incentivos e escolherem a entidade com a qual pretendem trabalhar. O Centro Tecnológico do Calçado de Portugal está entre as entidades qualificadas, para prestar serviços em várias áreas de consultoria.
Os serviços contratados deverão traduzir-se na melhoria de produtos, processos ou serviços e corresponder a transferência de conhecimento de natureza tecnológica ou outra que sejam novidade para a empresa, no sentido de dar resposta a questões e necessidades específicas e assim aumentar a sua competitividade

O CTCP apoia o seu projeto

Com base nos objetivos e necessidades de cada empresa, o CTCP analisa qual a melhor solução para apresentação de candidaturas. Este processo passa por diversas fases, desde a definição do investimento e apresentação da candidatura até ao encerramento do projeto.

Se tem algum projeto para a Sua empresa que ainda não conseguiu concretizar, esta pode ser a oportunidade para o fazer. Nós apoiamos.

Estamos disponíveis para reunir com a sua empresa, sem qualquer compromisso, para prestar mais esclarecimentos sobre este assunto.
Contacte-nos
Maria José Teixeira - [email protected]
Rui Moreira- [email protected]

Fonte:ctcp
Data:2016-07-04



NOTÍCIAS DESTA EDIÇÃO

ASSUNTOS RELACIONADOS

CTCP - Centro Tecnológico do Calçado de Portugal
Email: [email protected]
Tel: +351 256 830 950; Tel: +351 255 312 146
Coordenadas: 40°53'07.07''N 8° 29'04.73''W
www.ctcp.pt . www.gialearn.com
www.biocalce.org . www.ctcp.pt/cemarking . www.saltoalto.pt