Nº 1 de 2016




Projeto FASCOM: criar uma nova forma de negócio de artigos de moda

O consumidor de artigos de moda é cada vez mais exigente, o que leva as empresas a apostar e desenvolver novas formas de responder adequadamente a essa realidade. É neste sentido, que surge o projeto inovador Fashion-Cognizant-Manufacturing (FASCOM), que iniciou em outubro de 2015 e tem a duração de 24 meses.

O  FASCOM tem como principal objetivo criar as condições necessárias para uma nova forma de negócio de artigos de moda, baseada numa resposta rápida às preferências do consumidor, através da criação de um novo ciclo para a conceção, desenho, manufatura e venda de artigos de moda, com base na monitorização, extração e partilha de informação ao longo da cadeia de valor, sobre as tendências e preferências dos clientes nas lojas.

A disponibilização desta informação obtida no ponto de venda reduz custos e aumenta as vendas, promovendo o desenvolvimento e o fabrico de produtos que respondem melhor às preferências dos consumidores. Neste ciclo está incluída a logística (com redução de stocks ao longo da cadeia de fornecimento, menores perdas de vendas, maior facilidade na gestão do aprovisionamento) e o  marketing (melhor segmentação do mercado, dados sobre aceitação dos artigos, planeamento e implementação de promoções).

Para tornar este desígnio ainda com mais potencial no setor do calçado, este projeto inclui a conceção e desenvolvimento de um novo conceito de produção de calçado, novos materiais, produtos de calçado customizados e tecnologias de fabrico.

Possibilitar ao detentor da marca e ao produtor, o acesso à informação recolhida na loja é essencial para a conceção de novos produtos, mas também para a gestão da produção e das campanhas de marketing.

O consórcio do projeto é constituído pelas seguintes empresas: a empresa de calçado SOZÉ, as empresas de base tecnológica CEI e INOVRETAIL, e as entidades do SCT INESC Porto e CTCP.


Fonte:ctcp
Data:2016-01-28



NOTÍCIAS DESTA EDIÇÃO

ASSUNTOS RELACIONADOS

CTCP - Centro Tecnológico do Calçado de Portugal
Email: [email protected]
Tel: +351 256 830 950; Tel: +351 255 312 146
Coordenadas: 40°53'07.07''N 8° 29'04.73''W
www.ctcp.pt . www.gialearn.com
www.biocalce.org . www.ctcp.pt/cemarking . www.saltoalto.pt