Nº 16 de 2016




Exposição ShoeInov 2016 mostra resultados de Projetos de I&DT

PROSHOE

Couros, solas e calçado compostáveis (biodegradáveis); Couros isentos de crómio e metais, resistentes à água; Acabamentos e colas  funcionais e à base de água; Calçado fashion, confortável, human friendly; Couros leves e adaptativos; Sintéticos respiráveis; Couros/croutes com cortiça; Solas e Palmilhas de amortecimento ativo; Conforto Térmico; Equipamentos de Laboratóriopara investigação e controlo da qualidade; Sistemas e equipamentos ágeis, flexíveis e avançados; Sistemas autómaticos de produção; nanotecnologias: preparação de superfícies para colagem e aplicação de acabamentos.  Estes são alguns dos produtos que se encontram expostos, na Exposição ShoeInov2016, inaugurada no passado dia 15 de dezembro de 2016, no âmbito do projeto ProShoe.

O cluster do calçado promoveu a realização de projetos de I&DT, nacionais e europeus, que possibilitaram o desenvolvimento de materiais e novos conceitos de calçado, em áreas como:

Biodegradabilidade
O calçado depois de utilizado é sobretudo depositado em aterro, e dada a sua composição, permanece praticamente inalterado por longos períodos de tempo, contribuindo para a saturação dos aterros.
A pensar neste problema o cluster do calçado desenvolveu e identificou materiais e novos conceitos de produtos que contribuem para a sua biodegradabilidade por compostagem.

Produtos:
Couros - Têxteis - Acessórios - Adesivos - Solas -
Métodos construtivos.


Resistência à água
Muitas são as aplicações que requerem a utilização de calçado resistente à água incluindo: caminhar nas ruas em dias de chuva; caminhadas de lazer e/ou trabalho em locais húmidos.

As soluções adotadas para calçado incluem sobretudo calçado todo em polímero (plástico) ou calçado em couro, incluindo membranas poliméricas que requerem soluções construtivas específicas.

Atualmente o setor dispõe de outras alternativas e produtos diferenciadores.

Produtos:
– Couros com ou sem crómio com elevada resistência à água.
– Acessórios e componentes críticos, resistentes à água (linhas, fechos, adesivos, agentes impermeabilizantes).
– Soluções de fabrico de calçado que minimizam a probabilidade de entrada de água.


Conforto e Bem-Estar
A população mundial encontra-se cada vez mais recetiva a usar produtos que sejam amigos do consumidor e do ambiente. Atento a esta tendência, o setor desenvolveu produtos que respondem a esta procura.

Produtos:
– Couro curtido com crómio, versátil para o calçado, mas com tratamentos que minimizam a formação de crómio hexavalente (crómio VI).
– Couros curtidos com taninos vegetais ou agentes poliméricos, isentos de qualquer crómio e com boa resistência ao fabrico de calçado e uso.
– Couros e produtos 25% mais leves e muito moldáveis, por exemplo, para calçado de criança, sénior ou carteiras grandes.
– Palmilhas, solas, saltos e calçado com boa absorção de impactos durante o uso.
– Solas e calçado com boa resistência do escorregamento, prevenindo quedas em pisos húmidos.


Veganos, Reciclados e Recicláveis
Há cada vez mais pessoas vegetarianas e vegan, estimando-se que cerca de 2 a 5% da população Americana e Europeia seja vegetariana e cerca de 0,5% desta, não utilize produtos de origem animal. Também em crescimento está o número de consumidores recetivos para usar produtos feitos à base de materiais reciclados e/ou recicláveis.
Atento a esta realidade e crescimento destes nichos de mercado o cluster sugere produtos que podem satisfazer as expetativas destes consumidores.

Produtos veganos:
Borracha natural - Cartão e seus aglomerados com fibras para palmilhas - Cortiça - Pinatex TM - Polímeros para solas - Tecidos revestidos e/ou microfibras para exterior e forros.
Produtos reciclados e/ou recicláveis:
Borracha de pneus - Materiais fabricados com PET reciclado de garrafas de plástico - Reutilização de roupas/estofos ou solas com polímeros triturados e reciclados.




A exposição ShoeInov 2016 vai estar patente nas instalações do CTCP, em São João da Madeira e pode ser visitada ao longo de 2017, por todos os interessados.


Esta exposição foi realizada no âmbito do projeto PROSHOE- Disseminação, difusão, demonstração e transferência de conhecimento na fileira do calçado (NORTE-01-0246-FEDER-000020), co-financiado pelo Programa Operacional Português Norte 2020, Portugal 2020 e EU FEDER.


Fonte:ctcp
Data:2016-12-19



NOTÍCIAS DESTA EDIÇÃO

ASSUNTOS RELACIONADOS

CTCP - Centro Tecnológico do Calçado de Portugal
Email: [email protected]
Tel: +351 256 830 950; Tel: +351 255 312 146
Coordenadas: 40°53'07.07''N 8° 29'04.73''W
www.ctcp.pt . www.gialearn.com
www.biocalce.org . www.ctcp.pt/cemarking . www.saltoalto.pt