A indústria do calçado é a mais internacional da economia portuguesa. Recordista de exportações e, em breve, a mais moderna do mundo!
No cluster do calçado e moda está em curso o projeto FAIST. A Fábrica Ágil, Inteligente, Sustentável e Tecnológica quer preparar o setor para os desafios futuros através de uma aposta decisiva nas tecnologias digitais e na sustentabilidade dos processos, produtos e materiais.
Em poucos anos, o FAIST quer fazer da indústria do calçado e marroquinaria a mais moderna do mundo. Mais eficiente, rentável, com melhores condições de trabalho e maior agilidade e flexibilidade na capacidade de resposta ao mercado.
A esta ideia visionário para o setor juntaram-se 45 empresas e entidades, de várias áreas multidisciplinares: 14 de calçado e marroquinaria, 15 empresas de equipamentos e software e 5 entidades do sistema científico e tecnológico e a associação setorial APICCAPS.
Centenas de cérebros juntos na mesma missão de modernizar a indústria do calçado.
Serão introduzidos mais de 30 bens de equipamentos, 20 soluções de software, 5 linhas integradas, mais de 15 produtos de calçado e componentes inovadores e 3 unidades piloto de experimentação e demonstração.
Mas não fica por aqui! O FAIST levará à criação de cerca de 300 novos postos de trabalho. Destes, 100 altamente qualificados.
Através da Fábrica Ágil, Inteligente, Sustentável e Tecnológica na indústria entrarão tecnologias inovadoras, com um elevado grau de automação e robótica, incluindo a visão e inteligência artificial.
Uma indústria preparada para o futuro: digital, criativa e sustentável.
-
Este vídeo foi desenvolvido no âmbito do projeto FAIST - Fábrica Ágil, Inteligente, Sustentável e Tecnológica, investimento apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus NextGeneration EU. Para mais informação consulte o website recuperarportugal.gov.pt.