Publicações

Economia Circular

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024


O conceito de economia circular já não é estranho para a indústria do calçado. Este modelo aplica-se diretamente às empresas produtivas e visa reduzir o impacto ambiental da produção e consumo, através da utilização eficiente e sustentável dos recursos. Além disso, contribui para um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, mais concretamente o Objetivo 12 - Produção e Consumo Sustentáveis. No entanto, este conceito que é especialmente relevante para as empresas do cluster, enfrenta vários desafios práticos para se adaptar a este modelo de negócio.

Dado o contexto do setor do calçado, as empresas portuguesas têm demonstrado progressivamente um compromisso com a sustentabilidade ao unir esforços no que diz respeito à implementação de estratégias que abrangem o processo produtivo, os materiais e os produtos. Contudo, ainda há espaço para melhorar o conhecimento e as competências sobre a economia circular, que pode trazer benefícios económicos e ambientais para o setor. No âmbito da indústria do calçado, este modelo circular poderá envolver aspetos como o ecodesign, o aumento do uso de recursos renováveis ou recicláveis, a redução do consumo de matérias-primas e energia e, ao mesmo tempo, a diminuição das emissões e perdas de material.

De um modo geral, a adoção da economia circular representa uma oportunidade para o setor de calçado se tornar mais competitivo, sustentável e responsável, respondendo às exigências do planeta e dos consumidores cada vez mais atentos e exigentes. É possível beneficiar deste modelo de economia circular se souber aproveitar os recursos disponíveis, minimizar os impactos negativos e maximizar os benefícios positivos.

Nesta perspetiva, no âmbito do projeto BioShoes4All, o CTCP promoveu um webinar designado por "Economia Circular", no dia 6 de fevereiro (terça-feira), às 18h30. Nesta sessão, a oradora convidada abordou em maior detalhe o conceito de economia circular e como pode ser aplicado às empresas de calçado, onde foram apresentados exemplos concretos a todos os participantes. O evento culminou numa sessão de debate aberta, permitindo a interação entre oradores e participantes para a discussão e esclarecimento de dúvidas.

Essa sessão online decorreu de acordo com o seguinte programa:
18h30 - Abertura, enquadramento e moderação | Maria José Ferreira, CTCP
18h40 - Economia Circular | Inês dos Santos Costa
19h40 - Questões e debate
20h00 - Conclusões e encerramento | CTCP

Oradora:
Inês dos Santos Costa, especialista em sustentabilidade e economia circular, foi investigadora do Instituto Superior Técnico nestas áreas, incluindo no setor do calçado. É doutorada em Engenharia do Ambiente e mestre em Políticas de Inovação. Foi consultora na área de Economia Circular e também adjunta do Ministro do Ambiente para essa área. Recentemente, regressou à consultoria onde é diretora para a área de Sustentabilidade e Clima.

Moderadora:
Maria José Ferreira, diretora de Investigação e Qualidade no CTCP - Centro Tecnológico do Calçado de Portugal e coordenadora do projeto BioShoes4All.

-

Este webinar foi desenvolvido no âmbito do projeto Bioshoes4all - Inovação e capacitação da fileira do calçado para a bioeconomia sustentável, projeto nº 11, investimento apoiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, na sua componente 12 – Bioeconomia Sustentável e pelos Fundos Europeus NextGeneration EU.

Para mais informação consulte o website recuperarportugal.gov.pt.

Esta publicação reflete apenas as opiniões dos autores, o PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e o Fundo Europeu NextGeneration EU não podem ser responsabilizados por qualquer uso que possa ser realizado com as informações nela contida.

Voltar