A marcação CE de calçado de proteção é essencial para garantir que os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) cumprem os requisitos de segurança do Regulamento (UE) 2016/425, destinados a proteger a saúde e segurança dos trabalhadores em ambientes de risco.
A marcação CE indica que o calçado passou por testes rigorosos e avaliações de conformidade, indicando que cumpre todos os requisitos legais e normativos da União Europeia, como padrões de segurança, desempenho e durabilidade.
Este regulamento prevê 3 categorias de risco a que o trabalhador está exposto:
Categoria I -
Risco mínimo (exige apenas a declaração de conformidade pelo fabricante).
Categoria II -
Risco médio (envolve certificação por um organismo notificado).
Categoria III -
Risco elevado (exige certificação e controle de qualidade por um organismo notificado).
Para produtos da categoria II e III é necessário a participação de um organismo notificado para a realização da avaliação da conformidade do produto. Esta avaliação passa pela realização de ensaios, análise do processo de produção e garantia de qualidade do produto.
O calçado de proteção consoante o tipo de proteção necessário, deve cumprir as normas EN ISO 20345, EN ISO 20346 ou EN ISO 20347, sendo os ensaios laboratoriais fundamentais para a obtenção da marcação CE.
No laboratório do CTCP, são submetidos a testes exigentes que avaliam características como resistência ao impacto, compressão, aderências, qualidade da colagem, desgaste da sola e análise de substâncias químicas potencialmente nocivas. Esses testes garantem que o calçado certificado proporciona não apenas proteção eficaz para o trabalhador, mas também conforto e durabilidade para o uso diário em ambientes de risco.
Ao escolher calçado certificado, os consumidores estão a garantir que adquirem produtos confiáveis e que duram mais tempo. Isso significa mais conforto, segurança e economia, já que um calçado de qualidade tem uma vida útil mais longa.
Para as empresas, a certificação é uma forma de se destacar no mercado. Demonstra o compromisso com a qualidade e facilita a entrada em mercados exigentes, aumentando a confiança dos consumidores e parceiros comerciais. É também um estímulo para a inovação, uma vez que motiva por melhores práticas de produção e novos materiais
Desta forma, há uma garantia de que a qualidade e a sustentabilidade caminhem lado a lado.
Em suma, certificação é sinónimo de confiança, segurança e durabilidade. Para os consumidores é uma escolha inteligente. Para as empresas, é uma oportunidade de crescimento e inovação. Escolha qualidade. Exija certificação.
Para mais informações, visite o CTCP ou contacte-nos através do e-mail
[email protected].