Publicações

Gonçalo Santos - Autenticidade do Couro (Parte I)

BioShoes4All

terça-feira, 4 de julho de 2023
Gonçalo Santos - Autenticidade do Couro (Parte I)

Inserido no ciclo de podcasts: O Couro do Futuro, este é o 8º episódio do CTCP Podcast,  BioShoes4All, é dedicado à temática da autenticidade do couro, nomeadamente à importância que este tema representa para a indústria do couro e da moda em geral. Como tal, este episódio contou com a presença de Gonçalo Santos, especialista no setor de curtumes, que nos oferece uma visão holística sobre a importância da autenticidade do couro.

Com o crescimento da consciencialização ambiental e da procura por produtos sustentáveis, tornou-se essencial compreender e garantir a autenticidade de um produto tão nobre como o couro. Ao longo dos tempos, este material sempre foi valorizado pela sua durabilidade, resistência e apelo estético atemporal. No entanto, a proliferação de materiais sintéticos e falsificações têm levantado preocupações sobre a autenticidade do couro.

Desta forma, ao longo deste episódio os ouvintes terão a oportunidade de explorar a história do couro desde os tempos antigos até à era moderna, compreendendo os métodos tradicionais de produção e como a indústria evoluiu ao longo do tempo, ajudando a estabelecer uma base sólida para entender a importância deste material na moda e na cultura. Além disso, Gonçalo Santos fala-nos também sobre a concretização da regulamentação da Autenticidade do Couro em Portugal, através do Decreto-Lei nº3/2022, e de como esse selo de qualidade poderá fazer com que Portugal compita com mais valor acrescentado com as indústrias de outros países europeus.


Orador
Gonçalo Nuno Cláudio Santos trabalha no sector de curtumes, ao serviço da APIC desde 2002.
Entre 2002 e 2005, ocupou-se da execução do Projeto "NOVOCOURO" (PIP-POE), no qual foi responsável operacional e corresponsável financeiro durante a sua execução.
Desde então, tem executado, coordenado e gerido vários projetos a nível nacional, com destaque para os projetos de Internacionalização e a nível comunitário, com realce para os projetos piloto e comunitários e de Redes Transnacionais Leonardo Da Vinci. Foi igualmente responsável, na APIC, pela execução a nível nacional de diversos projetos desenvolvidos pela COTANCE - Confederação Europeia da Indústria de Curtumes - nomeadamente na área do Diálogo Social.
Tem representado a nível nacional e internacional a indústria de curtumes nas mais diversas instâncias, tendo sido nomeado secretário-geral no ano de 2009, em resultado do processo de reforma da Associação.


Este Podcast foi desenvolvido no âmbito do projeto Bioshoes4all - Inovação e capacitação da fileira do calçado para a bioeconomia sustentável, projeto nº 11, investimento apoiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, na sua componente 12 – Bioeconomia Sustentável e pelos Fundos Europeus NextGeneration EU.
Esta publicação reflete apenas as opiniões dos autores, o PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e do Fundos Europeus NextGeneration EU não podem ser responsabilizados por qualquer uso que possa ser realizado com as informações nela contida.

Assista e subscreva este podcast no Apple Podcasts, no Spotify ou no Google Podcasts

  Apple Podcasts   Spotify   Google Podcasts

Voltar