Publicações

A sua empresa faz Greenwashing?

quarta-feira, 27 de março de 2024


As alterações climáticas e a sustentabilidade são imperativos mundiais. Desafios irreversíveis que marcam o século XXI e que exigem ação e consciência.

Nos quatro cantos do mundo a mudança de paradigma reflete-se num enorme manancial de produtos, marcas, empresas associadas à sustentabilidade, mas enquanto o mundo empresarial se 
reposiciona para um futuro mais verde há um novo desafio que emerge: o greenwhashing, ou seja, o branqueamento ecológico.

Segundo um estudo da Comissão Europeia, 53% dos consumidores já admitiram terem sido alvo de greenwhashing, ou seja, comunicação enganosa de um produto como sendo ecológico mas sem qualquer prova disso e 40% das queixas detetaram faltam de evidência científica.

Numa sociedade global e com os consumidores cada vez mais e melhor informados, que estratégias podemos adotar para combater o branqueamento ecológico?

Apostar numa comunicação clara, simples, verdadeira, transparente, mensurável e alvo de verificação é a chave.

A referência à pegada ambiental do produto, à pegada de carbono e às certificações por entidades externas são potenciadores de uma comunicação clara e objetiva, sem margem para dúvidas para os consumidores. No entanto, a sustentabilidade também é de fora para dentro das empresas e aqui consciência ambiental é poder.

Para que juntos possamos caminhar na direção de um futuro mais sustentável.

Este vídeo foi desenvolvido no âmbito do projeto ShoeDigiNov (medida RE-C05-i02-Missão Interface)

Voltar