Projetos

TECHGROW - Reforçar a inovação através de formação e práticas de vigilância tecnológica, nos setores da indústria transformadora

erasmus-completo.jpg

Acrónimo: TECHGROW

Título : TECHGROW - Reforçar a inovação através de formação e práticas de vigilância tecnológica, nos setores da indústria transformadora

Data Início: 01/11/2023

Data Conclusão: 31/10/2024

Área Tecnológica: Formação e Recursos didácticos

Setor Atividade: Diversos

Resumo

O projeto TechGrow, recentemente iniciado, visa reforçar a sensibilização para os processos de vigilância tecnológica na indústria transformadora tradicional europeia, com um foco específico nos setores do calçado, têxtil e mobiliário.

A vigilância tecnológica surge como uma ferramenta crucial que permite às empresas manterem-se a par dos mais recentes desenvolvimentos que as possam impactar, facilitando assim a tomada de decisões estratégicas. No entanto, muitas empresas, em especial pequenas e médias empresas de setores tradicionais, não realizam uma vigilância tecnológica sistemática. O projeto TechGrow tem como alvo essas empresas, fornecendo ferramentas digitais inovadoras para aceder facilmente a informações atualizadas. Além disso, oferece recursos educacionais para capacitar os trabalhadores na implementação de processos sistemáticos de vigilância tecnológica nas suas empresas.

O projeto disponibilizará também guias e infografias como materiais fundamentais para o desenvolvimento de novos cursos de formação por qualquer entidade formadora interessada. Todos os resultados estarão acessíveis através do site do projeto, que fornecerá informações pormenorizadas sobre os progressos e os resultados.

O TechGrow, iniciado em novembro, é liderado por entidades europeias de destaque: CETEM (Centro Tecnológico do Mobiliário e Madeira da Região de Múrcia, Espanha), CLUTEX (Cluster Têxtil da República Checa), CTCP (Centro Tecnológico do Calçado de Portugal) e FEDIT (Federação Espanhola de Centros Tecnológicos).

O projeto é apoiado financeiramente pela União Europeia no âmbito do programa Erasmus+, com um orçamento total de 60.000€, alocado ao desenvolvimento de todas as atividades ao longo de um ano. Esta iniciativa ambiciosa visa reforçar a competitividade e o crescimento sustentável da indústria transformadora tradicional na Europa.

Voltar