Acrónimo: Learning Factories
Título : Learning Factories – Programas e conteúdos de formação criativos e flexíveis no apoio à transição digital e verde no setor de artigos de couro
Data Início: 01/12/2023
Data Conclusão: 30/11/2025
Web Site: http://learning-factories.eu
Área Tecnológica: Formação e Recursos didácticos
Setor Atividade: Marroquinaria
Resumo
O setor da marroquinaria na europa representa um sector de produção tradicional dentro da indústria da moda de alta gama, que apresenta um crescimento exponencial, um elevado nível de rentabilidade e um impacto relevante na economia de vários países europeus. O sector emprega atualmente cerca de 150.000 pessoas na União Europeia, mas enfrenta dois grandes desafios: nível insuficiente de qualificação dos seus actuais trabalhadores, devido à rápida evolução tecnológica, e a falta de atração e retenção de novos trabalhadores jovens.
O resultado é um risco de redução da competitividade das empresas transformadoras da UE devido à perda de competências europeias neste domínio. A falta das competências necessárias dos alunos e dos novos trabalhadores só pode ser resolvida através da rápida atualização do sistema de ensino e formação, de acordo com os perfis mais recentes, com métodos de ensino inovadores, conteúdos criativos, programas flexíveis e abordagens de aprendizagem.
Neste contexto, o projeto Erasmus+ Learning Factories tem como objetivo geral melhorar o processo de formação no sector dos artigos de couro, colocando empresas na linha da frente. Com a participação de PME do sector dos artigos de couro, bem como de prestadores públicos e privados de ensino e formação profissional (EFP), os parceiros desenvolverão cursos de formação para responder às necessidades actuais e futuras das empresas.
A nova era de programas criativos ágeis de curto prazo e conteúdos baseados em IA e vídeo, tanto em iVET e cVET, será desenvolvida e pilotada com o objetivo de aumentar a atratividade e a retenção dos trabalhadores, preparando-os simultaneamente com as competências necessárias para apoiar a transição ecológica e digital e aumentar a competitividade no sector
Objetivos do projeto:
Promover parcerias entre a educação e a indústria, ou seja, empresas de artigos de couro (PMEs) e fornecedores públicos e privados de formação profissional, trabalhando em conjunto no desenvolvimento de programas de alta qualidade de i-VET e c-VET capazes de atrair novos trabalhadores e preparar melhor os funcionários com as competências necessárias.
Capacitar os trabalhadores para o seu crescimento profissional, dando às PME os meios para preparar e implementar planos de requalificação e melhoria de competências para os seus trabalhadores, bem como fornecendo-lhes uma ferramenta de análise para identificar as necessidades de formação e orientá-las para currículos personalizados, no âmbito de um "observatório de necessidades de formação" dentro de cada empresa.
Promover o desenvolvimento de competências digitais e ecológicas para apoiar a transformação digital da indústria de artigos de couro, particularmente nas práticas de fabrico, na adoção de materiais e na utilização de tecnologias limpas.
O projeto produzirá os seguintes resultados:
-Ajudar a revolucionar a forma como o EFP é concebido e estruturado, colocando as empresas e envolvendo-as desde o início no processo de formação.
- Introduzir pela primeira vez a inteligência artificial na formação no sector dos artigos de couro.
- Criar currículos de curto prazo flexíveis e prontos a usar, com base nas necessidades atuais das empresas em termos de competências digitais e ecológicas, para apoiar a transformação digital e ecológica da indústria dos artigos de couro.
Serão criados 4 currículos ágeis de curto prazo sobre competências digitais e verdes aplicadas à indústria de artigos de couro e uma ferramenta de digitalização sobre as necessidades de formação para personalizar os currículos
Projeto Numero:2023-1-PT01-KA220-VET-000165560
Voltar