Notícias

Webinar - Acordo de Parceria Económica União Europeia - Japão para Calçado e Artigos de Pele

terça-feira, 1 de junho de 2021
Dia 9 de junho, pelas 08h00
Webinar - Acordo de Parceria Económica União Europeia - Japão para Calçado e Artigos de Pele

O Acordo de Parceria Económica (EPA) entre a União Europeia (UE) e o Japão entrou em vigor no dia 1 de fevereiro de 2019. Desde então, empresas e consumidores na Europa e no Japão passaram a integrar a maior zona de comércio livre do mundo.

O Acordo estabelecido é ambicioso, na medida em que:
• remove barreiras comerciais e torna mais fácil para as empresas da UE venderem bens e serviços no Japão e vice-versa;
• permite à UE e ao Japão moldarem as regras do comércio global de acordo com padrões e práticas internacionais;
• envia um sinal de rejeição do protecionismo.

O EPA inclui um cronograma para a redução / eliminação de tarifas para os vários produtos transacionados entre as partes. A título de exemplo, com a entrada em vigor do acordo, o imposto aduaneiro aplicado no Japão ao calçado de couro da UE chegará a 0% de forma faseada (será de 0% em 2029).

No webinar European Union • Japan Agreement for Footwear and Leather Goods: The trade deal explained abordaremos os principais aspetos do EPA, incluindo as Regras de Origem (que determinarão a redução ou eliminação da tarifa), o sistema REX, o Número Corporativo e a Declaração de Origem. Também demonstraremos como as empresas podem retirar proveito do acordo comercial e explicaremos a logística de importação de mercadorias para o Japão.

O webinar terá lugar no próximo dia 9 de junho, pelas 8h00 (hora de Portugal), sendo o evento digital co-organizado pela APICCAPS (através do seu projeto World Footwear), pela AICEP Tóquio e pela Associação Japonesa de Grossistas (Japan Federation of Shoe-Wholesalers).

Inscrições através de registo AQUI.


No webinar as apresentações serão feitas em Inglês e Japonês, havendo tradução simultânea para Inglês e Japonês.


Conheça o programa detalhado AQUI.


Guias práticos sobre o Acordo de Parceria Económica
Procurando antecipar as principais questões que possam surgir relativamente ao EPA, a APICCAPS, através do seu projeto World Footwear criou, um Guia Prático para melhor entender o Acordo de Parceria Económica entre a União Europeia e o Japão. O guia está disponível em Inglês e Japonês. A APICCAPS aconselha a consulta do link anexo e o registo no portal (a inscrição é fácil e imediata) para que possam aceder ao documento.

Versão Inglesa


Fonte: APICCAPS
1433

Voltar