Notícias

Step2Footure: Novos serviços e experiências para o setor

quinta-feira, 18 de outubro de 2018
Step2Footure: Novos serviços e experiências para o setor

A digitalização e a sofisticação do fabrico e comercialização de  calçado são caminhos fundamentais para a sustentabilidade  do cluster do calçado. Neste enquadramento, o CTCP atualiza continuamente o know-how das suas equipas e promove  a aplicação e transferência de conhecimento para a s empresas. O projeto  Step2Footure (Compete 2020, Portugal 2020 e EU FEDER. 3/SIAC/2016, nº 26777) apoia o CTCP para envolver  empresas industriais e desenvolver ações de experimentação e demonstrações de resultados pré-competitivos.

A aplicação inovadora de sistemas avançados de fabrico  baseados em tecnologias de plasma e laser, para adicionar novas  funções aos materiais e produtos de calçado, e a impressão 3D são visados. Além disso, a adoção de soluções de manufatura flexíveis para produzir produtos customizados, suportados por  robótica inteligente e sistemas ciber-físicos, são as prioridades principais. Complementarmente, o projeto visa testar e promover  a integração digital dos consumidores, retalho e produtores.

 A transferência de soluções inovadoras para os setores dos materiais, componentes, calçado e marroquinaria , desenvolvidas em projetos recentes de I&DT em consórcio, irá contribuir para resolver as lacunas identificadas e manter o cluster do calçado nacional na liderança da inovação e tecnologia a nível mundial.


Fonte: ctcp
3797

Voltar