Notícias

Seminário e Ação de Demonstração GreenShoes4.0: Calçado e Marroquinaria: Sustentabilidade e Tecnologia para o Futuro

sexta-feira, 16 de junho de 2023
No próximo dia 27 de junho, no CTCP e na Belcinto em São João da Madeira, pelas 14h45 ocorrerá o Seminário e Ação de Demonstração GreenShoes4.0: Calçado e Marroquinaria: Sustentabilidade e Tecnologias para o Futuro.
Seminário e Ação de Demonstração GreenShoes4.0: Calçado e Marroquinaria: Sustentabilidade e Tecnologia para o Futuro

A sustentabilidade ambiental e social, juntamente com a adoção de novas tecnologias de produção, são fatores essenciais para as empresas reforçarem sua competitividade. Nesse enquadramento, no âmbito do projeto Mobilizador GreenShoes4.0, foram desenvolvidas novas abordagem para a produção de marroquinaria e calçado sustentáveis, couros, e tecnologias de produção inovadoras, que vão ser apresentadas e demonstradas no CTCP e na Belcinto, de acordo com o seguinte programa:

14h45 Receção dos participantes no CTCP

15h Abertura da sessão, CTCP  
Apresentação do projeto GreenShoes4.0 – Maria José Ferreira, CTCP

15h15 Painel 1 – Transição verde: couros, marroquinaria e calçado 
A adoção de estratégias de sustentabilidade ambiental, como a utilização de materiais renováveis e recicláveis, o cálculo da pegada ambiental, a redução de resíduos, e a implementação de energias renováveis e processos eficientes, pode reduzir o impacte ambiental e os custos operacionais e melhorar a reputação da empresa. A sustentabilidade social também desempenha um papel importante na competitividade das empresas, pois atraem e retêm talentos qualificados, conquistam a confiança dos consumidores e estabelecem relações sólidas com seus parceiros comerciais e as comunidades onde estão inseridas. Estes temas serão abordados e demonstrados pelos especialistas do projeto:
A sustentabilidade e o consumidor – Cristina Vasconcelos, Belcinto
Novos couros para o futuro – José Cruz, CTIC
Pegada ambiental dos produtos – Vera Pinto, CTCP

15h45 Painel 2 – Tecnologias de produção para a marroquinaria do futuro
A inovação tecnológica e a adoção de novas tecnologias de produção contribuem para a implementação de processos mais eficientes, redução de custos, melhoria da qualidade do produto, desenvolvimento de novos materiais e produtos e aumento da produtividade. Neste painel as empresas desenvolvedoras das tecnologias de produção e a fabricante de marroquinaria vão apresentar as inovadoras soluções desenvolvidas e as suas mais-valias.
Ana Maria Vasconcelos – Belcinto
Ricardo Laranjeira – Tecmacal
Carlos Cardeiro  – Oficinaware
Maria José Ferreira – CTCP (moderação)

16h15 Debate e Encerramento no CTCP 

16h30 Visita e demonstração das tecnologias na Belcinto
Durante a sessão e a visita e demonstração na Belcinto, os participantes terão contacto e poderão experimentar as novas tecnologias de produção, assim como produtos com menor pegada ambiental e novos couros mais “verdes”.

Gostaríamos de convidar V. Exa. a associar-se a esta iniciativa. Para isso, muito agradecemos que confirmem a vossa presença, através da ficha de inscrição aqui.  

Na expectativa de que aceite o nosso convite, apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

A direção, 
CTCP 

Morada
CTCP - Rua de Fundões, Devesa Velha, 3700-0121 São João da Madeira
Belcinto - Rua Oliveira Figueiredo nº 320, Zona Industrial das Travessas, 3700-202 São João da Madeira


741

Voltar