Campanha Portuguese Shoes foi pensada para apresentar ao mundo a indústria "mais sexy da Europa" e ajudar os sapatos lusos a conquistarem novos mercados.
Até chegar à final dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial, ao lado do champanhe francês, na categoria Apoio a Internacionalização das Empresas, a campanha de promoção do calçado português, desenvolvida pela APICCAPS - Associação dos Industriais do Calçado - em parceria com o programa Compete e a Academia de Design, teve de vencer 800 candidaturas de 32 países.
Na base da candidatura portuguesa está a estratégia de internacionalização do calçado e a sua campanha Portuguese Shoes, pensada para apresentar ao mundo a indústria "mais sexy da Europa" e ajudar os sapatos lusos a conquistarem novos mercados e a ganharem quota face aos principais concorrentes, combinando editoriais de moda, ações de comunicação e marketing e a presença em 70 feiras por ano.
Entre 2008 e 2015, o sector recebe um apoio de 35 milhões de euros, investe 55 milhões e prevê exportar mais de 500 milhões de pares de sapatos no valor de 12 mil milhões de euros, o que nas contas da APICCAPS significa que o sector investe em internacionalização 0,3% do valor das exportações.
Mais 20% em dois anos
A candidatura portuguesa, que teve como adversário na final os franceses da International Relays, que apoiam produtores da região Champagne-Ardenne, envolve um período de três anos, tendo como base de análise o intervalo janeiro de 2011 - dezembro de 2012, durante o qual as exportações de calçado cresceram 20% e o preço médio por par aumentou 25%, para os 23,69 euros, impondo-se como o segundo mais elevado do mundo, atrás da Itália.
É um percurso de valorização e crescimento que a fileira está decidida a continuar, como mostra o crescimento de 7,2% nas exportações nos primeiros nove meses do ano, somando 56 milhões de pares e 1,33 mil milhões de euros.
O caso de Felgueiras
Um dos argumentos da indústria portuguesa de calçado é a exportação de 95% da produção para 132 países, e o impacto regional do sector, ilustrado através do caso concreto de Felgueiras: responsável por metade das exportações de sapatos made in Portugal, o concelho é apresentado como o que tem a taxa de emprego mais baixa do país (11%), criou 1200 postos de trabalho e registou um aumento de 11% no emprego local.
Olhando para o caminho percorrido pela fileira, Luís Filipe Costa, presidente do IAPMEI, diz que "a APICCAPS transformou um sector adormecido numa das mais importantes áreas da economia nacional".
Consenso nacional nas felicitações
A mostrar a capacidade do calçado para criar consensos, a candidatura portuguesa apresentou mensagens de apoio de personalidades como o Presidente da República, Cavaco Silva, o ex-primeiro-ministro José Sócrates e o antigo ministro da economia Álvaro Santos Pereira:
Cavaco Silva
"Felicito a APICCAPS pela campanha Portuguese Shoes, pelo trabalho desenvolvido que muito tem contribuído para estimular a qualidade da indústria e o papel que tem vindo a assumir nos mercados internacionais".
José Sócrates
"Felicito a APICCAPS pela campanha de divulgação do calçado português nos mercados externos".
Álvaro Santos Pereira
"A indústria do calçado é um sector que deve servir de exemplo. É um sector resiliente que teve a coragem de apostar na inovação e na qualidade dos produtos".