Os projetos BioShoes4All e FAIST, financiados por fundos europeus do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, cujo envelope financeiro destinado ao cluster do calçado atinge os 120 milhões de euros, integraram uma série de três reportagens da RTP.
Florbela Silva, diretora de Inovação e Fabrico Digital do Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP), responsável pelo FAIST, que foca a introdução de novas tecnologias no setor, tendo como missão alavancar o cluster em Portugal, enaltece que o projeto irá possibilitar “lançar no mercado produtos de valor acrescentado e alternativos”, tornando o país “mais competitivo perante os restantes concorrentes”.
Com a implementação do projeto FAIST, estima-se que serão contratados cerca de 300 novos colaboradores para o setor, entre os quais uma centena altamente qualificada.
Maria José Ferreira, coordenadora do BioShoes4All, destaca a importância do projeto para o setor, cujo objetivo é promover a transição de indústria do calçado para uma bioeconomia e economia circular sustentável, mas também na circularidade. “Estamos a desenvolver materiais reciclados e recicláveis”, louva.
Esta agenda prevê a produção e inclusão de mais de 200 resultados ‘verdes’ no setor do calçado e marroquinaria.
Assista à reportagem da RTP na íntegra AQUI.