Notícias

Oficinas online uma aposta vencedora

FabLab

quarta-feira, 24 de março de 2021
CTCP aposta no reforço do FabLab
Oficinas online uma aposta vencedora

Com a pandemia tivemos que nos reinventar e o que pensávamos não ser possível é agora uma realidade: formação prática à distância. Com as oficinas presenciais no FabLab canceladas, adaptamos o modelo e estamos a disponibilizar estas oficinas numa versão online.  Conseguimos desta forma continuar com esta atividade e levar aos formandos o conhecimento, em segurança, sobre o desenvolvimento e produção de calçado  e marroquinaria.

Depois de uma curta experiência no verão 2020, em  novembro e dezembro do ano passado realizamos a primeira  oficina totalmente  online: modelação e manufatura de uma bolsa, que contou com a participação de 20 formandos. Estes tiveram a oportunidade de aprender a desenvolver e produzir um icônico modelo e de forma totalmente manual. Os resultados foram os modelos apresentados abaixo:


Fotos dos protótipos enviadas pelos formandos


Atualmente está a decorrer a oficina online: desenvolvimento e prototipagem de uma mochila, onde cada participante, sem sair de casa, aprende a técnica de modelar e produzir manualmente uma peça de moda, hoje adotada por muitos. Tanto combina com um estilo mais desportivo como mais formal. Importa a qualidade e forma como é produzida.



Por último, está agendada, para iniciar já no próximo dia 28 de março a OFICINA ONLINE: Modelação e manufatura de babuchas com pele de coelho.


Além das oficinas, toda a formação promovida pelo CTCP está a decorrer no modelo online.

CTCP aposta no reforço do FabLab


Aproveitamos este período para reforçar a aposta no Fablab e continuamos a investir nesta estrutura. Estamos a adquirir novas tecnologias e equipamentos para continuar a proporcionar novas experiências e oficinas de produção de calçado e marroquinaria.

Além do reforço do FabLab em São João da Madeira, com novos equipamentos e tecnologias estamos a criar um FabLab em Felgueiras para proporcionar naquela região esta oferta formativa, que até aqui apenas era disponibilizada em São João da Madeira.

Logo que seja possível voltaremos às oficinas presenciais, com a certeza que este modelo online também será para continuar.

Este reforço nas infraestruturas está ser promovido no âmbito do projeto CTCP_INOVA_20 - Equipamentos e metodologias para testar e desenvolver materiais, tecnologias, calçado inovador e novos modelos de negócio é um projeto que abrange diferentes áreas de intervenção, nomeadamente: Novos materiais, tecnologias facilitadoras essenciais e calçado funcional; Ferramentas e conceitos para a saúde e o bem-estar; Soluções para a gestão sustentável do cluster do calçado; Prototipagem empreendedorismo e novos modelos de negócio; Reforço infraestrutural, digitalização e eficiência energética do CTCP.





2584

Voltar

Relacionado