No âmbito do projeto BioShoes4All, inserido no ciclo O Couro é Sustentável, o CTCP – Centro Tecnológico do Calçado de Portugal irá realizar, de 7 a 11 de julho, uma oficina de marroquinaria que permitirá aos formandos aprenderem a técnica gainerie.
Gainerie, do francês gainage, é um método artesanal e semi-industrial de revestimento de objetos com couro e outros materiais nobres, amplamente utilizada nas áreas da marroquinaria de luxo, decoração, relógios, joalharia, automóveis ou embalagens.
Desenvolver competências em gainerie aporta várias vantagens do ponto de vista estratégico, técnico e comercial, indo além da ‘simples’ ampliação de conhecimentos. Pode tornar-se numa poderosa alavanca de diferenciação, inovação e posicionamento no segmento premium ou de luxo.
Descrição do Workshop
Os formandos irão aprender a revestir uma caixa com a técnica de revestimento de couro designada por gainerie, nomeadamente:
- desenvolvimento de moldes conforme o objeto a forrar;
- cortar e facear o couro;
- aplicação do couro Marrouflage e colagem;
- acabamentos Bichonnage;
Recomenda-se que os participantes possuam os seguintes pré-requisitos, de forma a tirarem o melhor partido da oficina:
- dominar a técnica de facear, tanto manualmente como com máquina;
- saber afiar corretamente as facas de corte e de facear;
- possuir conhecimentos em desenho técnico, perspetiva e visualização espacial 3D;
- ser rigoroso, meticuloso e paciente;
O CTCP fornecerá todo o material e ferramentas necessárias. Esta oficina vai ser realizada em colaboração com o Atelier Haptique e ministrada em inglês.
Atelier Haptique
Fundado há 15 anos por Emmanuelle Sarsar, uma das melhores artesãs francesas em marroquinaria, é um atelier e centro de formação profissional dedicado às técnicas de selaria-marroquinaria. Haptique é um conceito que remete para a sensação do tato.
Situado em Paris, numa área reconhecida pela sua riqueza artesanal, o atelier é liderado por uma equipa de oito artesãs, singulares e apaixonadas, todas inspiradas pela filosofia haptique. Uma identidade dividida em dois universos: atelier Haptique (para as atividades formativas) e maison Haptique (para produtos por medida).
Isabelle Segal
Este workshop será orientado por Isabelle Segal, arquiteta de formação. Numa experiência pela cenografia, envolvendo-se na criação de vestuário de exceção, familiarizou-se com o couro, formou-se em pequena marroquinaria e mais tarde em selaria-marroquinaria, no Atelier Haptique, com a técnica gainerie.
Aprendeu com artesãos dos ateliers da marca Hermès e, de forma natural, em 2021 integrou a equipa do Atelier Haptique, enquanto produz artigos feitos por medida no atelier próprio: Isabelle Segal Paris.
Inscrições
A participação nesta oficina não tem custos, mas carece de inscrição prévia AQUI. Após inscrição, será contactado via e-mail.