Notícias

Novos materiais prometem revolucionar a construção e conservação de piscinas

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Novos materiais prometem revolucionar a construção e conservação de piscinas


O CTCP participa no consórcio do projeto de IDT: Smart Cover Pool & Deck, que visa o desenvolvimento de 3 novos produtos para utilização em piscinas e no seu entorno, baseados em soluções inovadoras para piscinas inteligentes, seguras e sustentáveis.
 O projeto é promovido e liderado pela SOPREFA, uma empresa produtora de componentes para calçado e produtora e exportadora de soluções para piscinas.
O CTCP participa no desenvolvimento e análise dos novos materiais em estudo, que visam a criação dos produtos inovadores que prometem revolucionar a construção e conservação de piscinas,  nomeadamente:
1.    Perfil de cobertura transparente para piscinas que satisfaça as normas internacionais de resistência ao impacto e solidez de cor após envelhecimento;
2.    Perfil para deck de revestimento do solo em compósito de matriz termoplástica reforçado que apresente boa resistência mecânica e baixo coeficiente de expansão térmica, quando comparado com os atuais produtos existentes no mercado;
3.    Subestrutura de suporte do perfil para deck que permita agilizar significativamente o processo de instalação de revestimentos efetuados com estes perfis.
 
A realização do projeto envolverá a especificação dos novos produtos, a seleção/desenvolvimento dos materiais requeridos, a produção de perfis simples para definir estratégias que garantam o cumprimento dos requisitos, o dimensionamento da secção transversal dos novos perfis, a conceção de ferramentas para a produção de perfis protótipo, o desenvolvimento de tecnologias de produção inovadoras, a produção de perfis protótipo a avaliação dos benefícios obtidos e, finalmente, a conceção e construção da solução necessária para a produção industrial dos novos produtos. As soluções a desenvolver poderão ser também aplicáveis em produtos de mobiliário e construção civil.
 
A intervenção do consórcio visa, para além de um produto melhorado para coberturas transparentes de piscina, o desenvolvimento de uma solução integrada de sistemas de deck compósito. Nesta última solução são objetivos principais desenvolver um novo conceito de perfil com reforço linear e um subsistema autoportante de estrutura de apoio.  
No respeitante ao desenvolvimento dos perfis, e após seleção de um conjunto de matérias-primas, estão a ser produzidos perfis protótipo que permitirão identificar as combinações de materiais com maior potencial para alcançar os objetivos traçados.
Por sua vez, o subsistema de estrutura de apoio visa sobretudo simplificar a sua aplicação e reduzir a quantidade de mão de obra especializada, com a consequente redução de custo de aplicação e erros de montagem.
 
O projeto é promovido e liderado pela SOPREFA, produtora e exportadora de soluções para piscinas e três entidades não empresariais do sistema de I&I, a Universidade do Minho, a Universidade de Aveiro e o CTCP – Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, com competências multidisciplinares e complementares.
 
O presente projeto envolve essencialmente investimentos em recursos humanos, pois os parceiros encontram-se integrados em unidades com o nível de equipamento necessário à realização dos desenvolvimentos propostos.
 
Os trabalhos estão a ser realizados com o apoio do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, Compete 2020, no enquadramento do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT) - projetos em co-promoção, projeto n.º 17656 (aviso n. 33/SI/2015), período de execução: 2016-10-01 a 2019-09-30, tendo previsto um investimento total de aproximadamente 640 k€ com um incentivo FEDER de cerca de 71%.



Fonte: ctcp
1369

Voltar

Relacionado