Já pode rever, caso não teve a oportunidade de assistir, ao webinar Do Mar aos Pés, promovido pelo Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP), no âmbito do projeto BioShoes4All e da Semana Mundial da Criatividade e Inovação, que visou apresentar novos e inovadores materiais desenvolvidos a partir de recursos marinhos, como algas ou cascas de mexilhão, integrados em componentes para o cluster.
A sessão, moderada por Maria José Ferreira, do CTCP, que apresentou alguns dos resultados consequentes do BioShoes4All, projeto pelo qual é responsável, contou com a intervenção de um painel de especialistas sobre a temática.
Entre os oradores da mesa-redonda intitulada ‘Blue Criativity’, participou Carlos Coelho, da Atlanta, que abordou a incorporação de algas e casca de mexilhão nas solas de sapatos, para aprimorar a pegada carbónica, entre outros desenvolvimentos nos quais a empresa está diretamente imbuída.
Miguel Oliveira, da Universidade de Aveiro, falou d’A cara de Janus nos plásticos, enalteceu a dificuldade em arranjar-se um substituto sustentável à altura e minuciou quanto às preocupações e às vantagens associadas à utilização desta matéria-prima e das alternativas atuais.
Já Adriana Mano, da Zouri, apresentou a empresa da qual é fundadora, que nasceu da vontade de transformar o lixo – do mar, mas não só – em matéria-prima destinada à produção de calçado, que tem a inovação como foco. Abordou alguns resultados, desde solas, sandálias ou sneakers e salientou que no fim de vida do produto, o cliente devolvê-lo à Zouri, que oferece um voucher de 15% de desconto, para ser triturado para incorporar imobiliário urbano, promovendo a economia circular.
Este webinar realizou-se no âmbito da Semana Mundial da Criatividade e Inovação, assinalada de 15 a 21 de abril, uma iniciativa à escala global reconhecida pela ONU, que promove a criatividade como motor de mudança para desafios universais.