Notícias

Novas competências para a indústria da moda

quarta-feira, 4 de outubro de 2023
Parceria europeia inicia plano de trabalhos que visa revitalizar as competências e o emprego nos setores TCLF (têxteis, vestuário, couro e calçado) na Europa
Novas competências para a indústria da moda

Um ambicioso projeto Erasmus+ acaba de começar e promete revolucionar a forma como as competências das indústrias têxteis, vestuário, couro e calçado (TCLF) são desenvolvidas, adotando novas estratégias de aprendizagem e juntando novos atores. 

O novo projeto "Blueprint MetaSkills4TCLF" arrancou com a  primeira reunião, nos dias 26 e 27 de setembro em Portugal, organizada pelo CTCP, coordenador do projeto e pela APICCAPS . O evento contou com a participação de 21 organizações parceiras de 11 países (BE, DE, FR, GR, IT, PL, PT, RO, SE, SP e UA), juntamente com os seus 4 parceiros afiliados, todos representantes dos sectores europeus do TCLF.

Ao longo de dois dias intensivos, o projeto MetaSkills4TCLF reuniu as partes interessadas de toda a Europa para avançar com uma estratégia abrangente para o desenvolvimento de competências, inovação, inclusão e sustentabilidade nas indústrias têxtil, vestuário, couro e calçado, em linha com os objetivos da Agenda de Competências da UE para 2020.

Este novo projeto visa abordar todos os objetivos das Alianças para a Cooperação Setorial para as Competências (“E+ Blueprint”), intercetando os pilares do pacto para as competências (PACT4SKILLS TCLF) da UE, lançado em dezembro de 2021. O consórcio está empenhado em consolidar e atualizar parte dos resultados do anterior projeto "Blueprint Skills4Smart TCLF Industries 2030", acrescentando novas competências, necessárias para ajudar as empresas na transição digital e verde, ao mesmo tempo que adota metodologias de aprendizagem disruptivas, que contribuem para atrair as gerações mais jovens.

O projeto, com o apoio de uma ampla rede de entidades de formação e universidades e uma rede de autoridades regionais da UE, centra-se nos seguintes aspetos-chave:

Atualizar as Estratégias de Competências da UE a nível da UE, e também as existentes a nível nacional. Isto inclui antecipar e abordar as lacunas de competências nos sectores têxtil, vestuário, couro e calçado (TCLF) através de alianças de competências colaborativas público-privadas a nível regional, trabalhando e desenvolvendo Pactos de Competências regionais.

Desenvolver currículos inovadores e recursos de formação utilizando novas metodologias de formação. Isto envolve a colaboração com vários atores na comunidade de educação e formação em toda a Europa, assegurando que os programas de formação estão alinhados com as necessidades dos sectores TCLF.

Promover a atratividade e a inclusão nestes sectores como uma opção de carreira. Isto inclui medidas para garantir que nenhum talento seja desperdiçado, proporcionando oportunidades inclusivas para profissionais de diversas origens e facilitando a sua integração nos sectores.

Lançar uma campanha de sensibilização
: Os parceiros irão conduzir uma campanha de sensibilização robusta para aumentar a consciencialização sobre os sectores TCLF e as suas oportunidades de carreira.

Durante os próximos quatro anos, o consórcio "MetaSkills4TCLF" demonstrará o seu papel crucial na promoção do crescimento e da sustentabilidad  nos setores da moda.


METASKILLS4TCLF: Alliance for Cooperation on Digital and Circular Economy Skills for the TCLF sector across Europe | PROJECT N 101111842











371

Voltar

Relacionado