Notícias

Micam relança indústria de calçado

segunda-feira, 29 de junho de 2020


Feira internacional de calçado tem já data marcada
Micam relança indústria de calçado

A feira internacional de calçado tem já data marcada, de 20 a 23 de setembro, e regressa com o objetivo de relançar o sector e ajudar as empresas a recuperarem do impacto da pandemia. O inquérito habitualmente realizado pela Micam às empresas italianas e internacionais concluiu que 80% dos produtores de calçado sofreram um impacto direto durante a crise originada pelo novo coronavírus. Ainda assim, a retoma da indústria é uma prioridade e 75% dos entrevistados acreditam que a Micam é a chave para relançar o sector.

«A maior feira de calçado do mundo promove as relações entre os fabricantes e os compradores. Mesmo que tenham sido desenvolvidas novas oportunidades para manter as relações comerciais nos últimos meses, o encontro na feira ainda representa a oportunidade mais importante de crescimento no mercado e uma forma privilegiada de negociar os pedidos», afirma Siro Badon, presidente da Micam e da Assocalzaturifici, entidade promotora do certame, face às ferramentas digitais que foram utilizadas pelas empresas para ultrapassar o bloqueio das vendas e o contacto com potenciais compradores. «É absolutamente necessário oferecer às empresas alguma certeza numa altura em que estão a ter repercussões económicas da emergência. Sem esperança no horizonte, as empresas sentem que estão num túnel sem saída. Confirmar a Micam é a melhor resposta às atuais dúvidas do mercado», explica Badon.

Novos serviços e oportunidades

O inquérito já habitual elaborado pela feira italiana de calçado foi, de acordo com a organização, um indicador muito importante para entender as necessidades do mercado e oferecer serviços adequados para os expositores. Deste modo, o inquérito pressupõe «um sector altamente sensível às tendências internacionais, mas que não é novo nas batalhas contra as crises locais ou globais».

«Num momento de grande incerteza no nosso sector devido à emergência médica global, perguntamos às empresas de calçado e aos compradores o que é que eles precisavam e estamos prontos para os ajudar a começar de novo. É por isso que a próxima Micam vai ser particularmente importante», destaca Tommaso Cancellara, CEO da feira italiana e diretor-geral da Assocalzaturific. «As operações já estão em curso para preparar e edição de setembro, que vai ser um evento muito importante para toda a gente, restabelecendo ligações com o mercado e criando novas oportunidades em perfeita segurança. Estamos a negociar a e definir um acordo comercial com um dos principais players de serviços digitais a nível mundial para oferecer a todos os expositores da Micam um novo canal de vendas digital b2b», adianta.

Sucesso com segurança


Para a próxima edição da feira, que no último evento abriu portas a 1.205 expositores, e ainda segundo o inquérito, 75% dos entrevistados revelaram ter a certeza ou terem uma grande probabilidade de participarem na Micam em setembro. Alguns dos inquiridos solicitaram apoios logísticos e financeiros para comparecerem na feira, mas a maior parte sublinhou a necessidade da organização adotar as devidas medidas de saúde para garantir a segurança de todos, visto que o sucesso da Micam será determinado pela quantidade de compradores que marcar presença no certame.

Neste sentido, a Micam, em colaboração com a Fiera Milano está já a trabalhar «num protocolo de medidas de segurança que se certifiquem do bem-estar de todos os expositores e participantes do certame, que será realizado na Fiera Milano Rho», revela em comunicado. Medidas estas que a organização reforça que também serão «implementadas nas futuras reuniões de negócios», aponta.


Fonte: Portugal Textil,26jun2020
899

Voltar

Relacionado