Nos dias 6 e 7 de novembro, líderes dos setores público e privado de onze países europeus - Portugal, Bélgica, Alemanha, França, Grécia, Itália, Polônia, Romênia, Suécia, Espanha e Ucrânia - reuniram-se na 19.ª Conferência Romena de Têxteis e Couros (CORTEP 2024) para abordar um dos maiores desafios do setor TCLF (têxteis, vestuário, couro e calçado) na Europa: preparar uma força de trabalho capaz de responder às exigências da economia verde e digital.
Este encontro, que ocorreu juntamente com a 3ª reunião do consórcio do projeto
MetaSkills4TCLF, assinalou um passo significativo para este projeto, cofinanciado pela União Europeia através do programa Erasmus+, cujo objetivo é alinhar as competências educacionais com as necessidades emergentes deste setor.
Durante a conferência, Rita Souto do CTCP e Alessandro De Rosa, do PINSCRL apresentaram um conjunto de iniciativas inovadoras para transformar a educação profissional e superior nas industrias TCLF. Entre estas iniciativas destacam-se seis currículos inovadores focados na economia circular e na digitalização, complementados por experiências de realidade virtual que permitem uma imersão em fábricas dos setores TCLF, bem como o lançamento do Campus Virtual Europeu de Moda ( European Fashion Campus), uma plataforma dinâmica e de referência para recursos educativos e profissionais.
Para enfrentar o envelhecimento da força de trabalho no setor, o MetaSkills4TCLF vai lançar uma campanha de captação de novos talentos, com atividades que incluem orientação escolar, cursos de férias, dias abertos em empresas e um concurso internacional de moda para estudantes. Estas iniciativas pretendem despertar o interesse das gerações mais jovens para as oportunidades de carreira no setor TCLF, apresentando-lhes uma visão moderna e inovadora.
Além disso, o MetaSkills4TCLF está a promover Pactos de Competências, parcerias colaborativas entre entidades governamentais, parceiros sociais e instituições de ensino para adaptar as competências educativas às realidades regionais, especialmente em áreas onde a gestão educacional é descentralizada. Estes pactos possibilitarão um diálogo contínuo e estratégico que fortaleça as indústrias regionais e, nas palavras de Carmen Arias, Secretária-Geral da Confederação Europeia de Calçado (CEC), "são fundamentais para garantir a resiliência e o crescimento nas indústrias TCLF".
Através de iniciativas inovadoras e da criação de sistemas educativos sustentáveis e digitalmente preparados, o MetaSkills4TCLF posiciona-se como um marco na transformação do setor TCLF europeu.
O projeto continuará a partilhar a sua evolução nas redes sociais (
Linkedin e
Instagram) e através de uma newsletter ( subscreva
AQUI), convidando todos os interessados a acompanharem estas e inovações e desenvolvimento sustentável no setor TCLF da Europa.