No âmbito de uma semana dedicada ao património industrial de Felgueiras, encontra-se patente, no museu daquele município, a exposição Sapatilhas – Primeiros passos em Felgueiras (último quartel do século XX), de Pedro Carvalho de Almeida.
No espaço ‘Passado, Presente & Futuro’ do espaço museológico felgueirense, o colecionador partilha com a comunidade vários conteúdos do seu arquivo privado, numa mostra que será passível de visita pública até ao próximo mês de agosto.
São mais de 600 exemplares de sapatilhas – ou ténis, calçado desportivo, sapato para desporto ou outras nomenclaturas comummente utilizadas – para ver, autênticos ícones da cultura popular, constituindo-se como um objeto de estudo que permite compreender diferentes contextos e significados.
O visitante poderá conhecer ainda processos de fabrico, materiais, tecnologias de produção e mão de obra envolvidos, passando pelo design de produto e comunicação visual, até à comercialização, uso e histórias associadas. São camadas de significação simbólica, económico-financeira, sociocultural e política, que servem de base estrutural para a organização e entendimento da exposição.
Todos os conteúdos expostos têm como ponto de partida uma coleção e arquivo únicos em Portugal, com mais de seis centenas de exemplares de calçado desportivo, representativas de mais de 100 marcas concebidas e fabricadas no país durante o século XX.
Sapatilhas – Primeiros passos em Felgueiras integra calçado e respetivas embalagens originais, acompanhadas de imagens figurativas do universo gráfico das marcas presentes na coleção: Adolmar, Águia Negra, Alfac, Arlitó, Crack Sport, Dancin’Days, Drake, Falcão, Killas, Kizé Sport, Lagarto, Maracaná, Maratona, Picoto, Ritex, Samba, Sampaio’s, Sozé e Zagato.
Na brochura de apresentação, Pedro Carvalho de Almeida refere que “as evidências documentadas serão apenas o levantar de um extenso véu por desvendar, podendo conduzir à identificação de novas evidências, mais completas, extensas e diversas”. “Um dos principais objetivos é fomentar o alargamento de conhecimento, por ora restrito, sobre as origens da produção desta tipologia de calçado no concelho de Felgueiras”, desvenda.