Notícias

Logística flexível para satisfazer os desejos dos clientes

sexta-feira, 30 de setembro de 2016
Logística flexível para satisfazer os desejos dos clientes

Com um percurso, de longos anos, de permanente evolução e envolvimento em projetos e atividades I&DT, o setor do calçado tem orientado estudos e projetos na criação de sistemas de logística, com vista a automatizar a movimentação e armazenamento dos materiais e produtos em curso de fabrico e permitir introduzir alterações rápidas nos planos de produção para satisfazer os últimos desejos dos clientes.

Recentemente, no âmbito do projeto HighSpeedShoeFactory, foi desenvolvido um novo sistema de logística flexível integrada de suporte ao armazenamento e distribuição à produção dos materiais e componentes - o sistema “Flexi-Flow Supply Production”. Este sistema está assente num sistema de logística com capacidade para armazenar, gerir e distribuir, numa lógica de produção par a par, o elevado mix de materiais resultante da crescente diversidade de modelos que compõem as coleções.

Composto um sistema de software de gestão e controlo, estruturas de movimentação derivadas de projeto mecânico, projeto automação e projeto elétrico, este novo sistema dá particular atenção às cadências de produção e à flexibilidade.

Principais características:
- Armazém dinâmico dotado de um alto desempenho com capacidade para armazenar contentores de dimensões e capacidades variáveis, e dotado de facilidades de movimentação com base em soluções de automatização e identificação que garantem uma total flexibilidade do seu manuseamento com abastecimentos contínuos, ininterruptos e sincronizados dos materiais e componentes, em conformidade com as necessidades de produção.
- Sistema de distribuição flexível que pode ser integrado às linhas de produção e assentar numa conjugação de soluções de movimentação (por exemplo, tapetes automatizados, racks ou torres elevatórias).
- Soluções de gestão e apoio à decisão com interface ao ERP da empresa, sistema de apoio à tomada de decisão na seleção e validação dos materiais por encomenda, sistema de escalonamento com realocação dos materiais em função do plano diretor da produção da empresa, sistema de integração aos subcontratados e fornecedores, e sistema de monitorização do processo em tempo real.

Principais vantagens:
- Permite uma total integração das secções produtivas (corte, costura, montagem e acabamento) que possibilita a produção contínua, par a par;
- Facilita a produção de sapatos personalizados;
- Elimina stocks intermédios;
- Permite produção com base em gama operatória- em grafo;
- Reduz significativamente o produto em curso de fabrico;
- Permite acelerar o fluxo produtivo e, consequentemente, o fluxo financeiro das empresas;
- Tem armazém junto ao posto de trabalho.

Este sistema comercializado pela empresa Flowmat já está implementado, com sucesso, em várias empresas de calçado.

Para mais informações contacte-nos através do email: [email protected] ou  [email protected]




Este texto foi desenvolvido no âmbito do projeto Proshoe- PROSHOE- Disseminação, difusão, demonstração e transferência de conhecimento na fileira do calçado, cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte (NORTE 2020), através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).



Fonte: ctcp
2802

Voltar