Notícias

Linha de produção automática robotizada de montagem de calçado

quarta-feira, 17 de julho de 2019
Linha de produção automática robotizada de montagem de calçado

As empresas portuguesas esperam garantir a sua competitividade pela via da diferenciação, produtividade e internacionalização, importando desenvolver novas soluções que agilizem a produção e valorizem a intervenção humana. Neste enquadramento, a robotização e automação das operações fabris deverão continuar a ser uma prioridade.
No âmbito do projeto de IDT NEWALK foram desenvolvidas e implementados alguns processos e módulos para automação de operações de montagem (assemblagem) do calçado, em linhas de produção tradicionais ou para integração em linha automática totalmente robotizada.

A solução desenvolvida é constituída por diversos módulos independentes, que podem ser adaptados às especificidades de cada cliente, para as seguintes funções:

Desenformar (entrada/saída da linha): posto automático de abertura da fôrma por cilindros pneumáticos.

Enformar: posto de enformar com fecho automático da fôrma e possibilidade de moldagem em forno com vapor/calor e sistema de prensar/rebater

Cardagem: posto robotizado (robot) com ferramenta de cardagem mecânica.

Aplicação de primário: posto com robot e aplicador específico com reguladores de pressão de precisão para controlo da aplicação de primário na gáspea. Possibilidade de inclusão de sistema automático de limpeza da pistola e integração com forno de secagem do primário.

Aplicação de cola: posto com robot de 6 eixos e pistola pneumática específica com reguladores para controlo da aplicação do produto na gáspea/palmilha/sola. Possibilidade de inclusão de sistema automático de limpeza da pistola e integração com os fornos de secagem e de reativação.
Colagem da Sola: posto com robot de 6 eixos que pega na fôrma com a gáspea  para a colocação da sola e prensagem.

Sistema de gestão e operação que controla todas as operações a realizar do processo produtivo desenvolvido. Todos os postos estão interligados e são controlados por este sistema informático .

 No âmbito deste projeto foi estudada a aplicação do conceito de célula robotizada e desenvolveu-se uma linha automática robotizada de montagem baseada em estrutura de suporte em carril.

As soluções desenvolvidas permitem a eliminação de operações repetitivas e cansativas na montagem até 20%. A automação de operações permite ganhos de escala e de produtividade dependendo da dimensão das séries, tipo de produto/modelo e organização da empresa estimados entre 5% a 10%. Decorrente da adequada parametrização das operações de montagem e em particular de colagem espera-se uma diminuição das devoluções associadas à colagem.

Mais informações sobre este sistema contactar : Telefone +351 256 831 411 [email protected]

Fonte: CTCP
2001

Voltar