Notícias

Dia Aberto no Centro Tecnológico do Calçado de Portugal

22 de junho | 10h

terça-feira, 18 de junho de 2024
sábado | 22 de junho | 10h às 13h | Inscrições a decorrer
Dia Aberto no Centro Tecnológico do Calçado de Portugal

Exmos. Senhores Associados,

Até 2030, a indústria europeia da moda vai necessitar de 500 mil novos colaboradores. Dos dados da Comissão Europeia sugerem que o diagnóstico é comum a outros setores e afetará, em particular, países como Espanha, França, Itália e Portugal.

Consciente dessa realidade, a APICCAPS tem em curso um "Roteiro do Conhecimento" pelas escolas, de modo a preparar as gerações do futuro e atrair uma nova geração de talento. 

Em termos práticos, neste "Roteiro do Conhecimento", desde o início do ano letivo, foram visitadas 78 escolas e envolvidos mais 1900 alunos nas cidades de Felgueiras, Guimarães, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira e S. João da Madeira.

Numa primeira fase, as iniciativas dirigiram-se a alunos do 1º ciclo e pretenderam "divulgar o potencial da indústria do calçado", "valorizar o território e atividades locais" e "potenciar a indústria local". mais tarde, foram abordados os alunos do 2º e 3º ciclo, apresentando-lhes a fábrica do futuro.

Este "Roteiro do Conhecimento" terá uma duração de três anos, e enquadra-se no Plano Estratégico do Cluster do Calçado 2030.

No próximo dia 22 de junho, numa perspetiva de demonstrar o trabalho realizado, que procurou estimular a criatividade dos alunos, a APICCAPS e o Centro Tecnológico do Calçado estão a organizar um Dia Aberto, que assinalará o fim do ano letivo.

Das 10h00 às 13h00, a APICCAPS e o Centro Tecnológico do Calçado convidam todos os Senhores Associados a participar nesta iniciativa, no CTCP em S. João da Madeira, onde se prevê, designadamente:

- Visita ao laboratório do CTCP;
- Participação em experiências elaboradas em contexto de sala de aula: puzzle, quiz, experiência de óculos virtuais e participação em jogos digitais temáticos;
- Exposição de ilustrações realizadas em contexto de sala de aula pelos alunos do 1º ciclo;
- Explorar a exposição de poemas e esculturas de sapatos realizadas pelos alunos com materiais reciclados;
- Participação no Workshop "FabLab";
- Atribuição dos Prémios do Concurso "Caixa Mágica".

Por tudo o que se procede, seria um gosto acolhê-los nesta iniciativa.

Link para inscrição AQUI.

252

Voltar