Notícias

Curso para designers de calçado com enfoque na sustentabilidade

Projeto SHOEDES visa explorar modelos de negócio baseados em produtos sustentáveis
Curso para designers de calçado com enfoque na sustentabilidade

Para impulsionar o uso eficiente de recursos nas mais diversas ramificações da indústria, a União Europeia pôs em curso, desde 2019, o Pacto Ecológico Europeu (European Green Deal, em inglês), um ‘acordo verde’ que visa colocar os estados-membro na rota para uma economia limpa, circular e sustentável, tendo como objetivo primordial alcançar a neutralidade carbónica até 2050.

Com as pequenas e médias empresas no cerne, a comunidade europeia encetou um leque de iniciativas que visa fortalecê-las para os desafios do mercado próprio de atuação. Nesse seguimento, foi criado o projeto SHOEDES – Shoe Design, que objetiva fomentar as competências dos designers através de um programa de formação interdisciplinar associado à criatividade, inovação e sustentabilidade, tanto numa vertente tecnológica como não tecnológica.

O projeto SHOEDES predispõe-se a atingir três objetivos: antecipar e explorar novos modelos de negócio/empreendedorismo baseados em produtos sustentáveis, e design de calçado para uma economia circular; desenvolver novas diretrizes para o design de calçado sustentável, explorando instrumentos e iniciativas europeias existentes; e desenvolver novas metodologias e ferramentas de aprendizagem, dirigidas aos atuais e futuros designers da fileira.

Assim, encontram-se abertas as inscrições para o curso intitulado ‘novas qualificações de design para produtos de calçado sustentáveis que atendam às exigências emergentes da economia circular’.

Insere-se no programa europeu Erasmus+ e através do qual os participantes poderão adquirir conhecimentos relacionados com a sustentabilidade, o eco design e a aplicação dos princípios de economia circular no design de calçado, que tem como público-alvo os designers do setor, estudantes e outros profissionais interessados em desenvolverem uma carreira no cluster.

Está organizado e dividido em seis unidades: economia circular na indústria do calçado (legislação, conceitos e princípios); recursos e materiais sustentáveis para a indústria do calçado; design de produtos de calçado para uma economia circular; práticas sustentáveis no processo de fabrico; comportamento do mercado e dos consumidores na economia circular; e estratégias de gestão de resíduos (boas práticas no setor).

Cada unidade resume-se a um conjunto de aulas com módulos de avaliação separados. 

O curso encontra-se disponibilizado em sete idiomas: português, inglês, francês, grego, romeno, italiano e turco. É ministrado na sua íntegra em formato online, sendo que os formandos podem concluir as diferentes unidades curriculares conforme a própria disponibilidade.

Pode inscrever-se aqui. Tudo sobre o projeto SHOEDES aqui

Fique a par de toda a atualidade sobre o setor do calçado em ctcp.pt

Data Publicação: terça-feira, 4 de fevereiro de 2025
528

Voltar

Relacionado