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CTCP Podcast: Arqueologia de Marcas

segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Novo episódio
CTCP Podcast: Arqueologia de Marcas

A Arqueologia de Marcas é caracterizada como sendo uma atividade de investigação no domínio do design de comunicação e identidade visual. Esta abordagem única combina métodos de design e etnografia para desenterrar e dar vida aos arquivos de marcas históricas carregadas de significado cultural. Ao destacar a importância desses arquivos para empresas, designers e instituições culturais, ela lança um crítica perspicaz sobre como o património cultural das marcas é frequentemente negligenciado ou perdido através das influências globais. Através dessa abordagem, emergem valiosos ativos culturais que enriquecem organizações, preservam conhecimentos tradicionais e estimulam a inovação simbólica, fazendo da Arqueologia de Marcas uma ferramenta essencial para o futuro do design e da cultura. 

Neste 11º episódio do CTCP Podcast, desenvolvido no âmbito do projeto BioShoes4All e inserido no ciclo "Ecodesign de Calçado Sustentável", estaremos à conversa com o designer Pedro Carvalho de Almeida, que tem dedicado estes últimos 20 anos da sua carreira ao estudo da história, origem e evolução de várias marcas de calçado, revelando como essa investigação histórica pode moldar o futuro das empresas no mercado. Descubra o papel essencial de um arqueólogo de marcas na preservação da identidade e valores das marcas de calçado, e como é que essa abordagem pode ser aplicada para criar marcas mais sustentáveis e alinhadas com os princípios do Ecodesign.

Fique connosco e assista a este episódio com o nosso convidado Pedro Carvalho de Almeida.



Orador
Pedro Carvalho de Almeida é designer e professor auxiliar de Design na Universidade de Aveiro. É doutorado em Design pela Central Saint Martins, University of the Arts London, com um pós-doutoramento financiado pelo Arts and Humanities Research Council do Reino Unido. Possui experiência de ensino em prestigiadas instituições como Central Saint Martins, ENSCI–Les Ateliers e The Glasgow School of Art. Com um mestrado em Design, Materiais e Gestão de Produto pela Universidade de Aveiro, o foco da sua investigação abrange áreas como identidade visual, arquivos de marca, design estratégico, gestão de design e estudos contextuais para a inovação. É reconhecido pela sua contribuição para a Arqueologia de Marcas como campo de estudo e abordagem metodológica. Recentemente, o seu trabalho de investigação concentra-se no renascimento de marcas de sapatilhas portuguesas através de intervenções de design em ecossistemas de produção industrial e artesanal. Além disso, é membro do Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura (ID+), Fellow da Royal Society of Arts Manufaturers and Commerce e  Curador da exposição "Sapatilhas: Marcas Portuguesas do Estado Novo ao virar do milénio" na Casa do Design.

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Este podcast foi desenvolvido no âmbito do projeto BioShoes4All - Inovação e capacitação da fileira do calçado para a bioeconomia sustentável, projeto nº 11, investimento apoiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, na sua componente 12 – Bioeconomia Sustentável e pelos Fundos Europeus NextGeneration EU. Esta publicação reflete apenas as opiniões dos autores, o PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e dos Fundos Europeus NextGeneration EU não podem ser responsabilizados por qualquer uso que possa ser realizado com as informações nela contida.

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