Notícias

Como a Manufatura Aditiva pode ser utilizada pelos setores de calçado e marroquinaria?

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023
Guia online disponível
Como a Manufatura Aditiva  pode ser utilizada pelos setores de calçado e marroquinaria?

Acabou de ser lançado o World Footwear Innovation Paper focado nas novas ferramentas de manufatura aditiva (impressão 3D), disponíveis para os setores do calçado e artigos de couro.

A manufatura aditiva, também conhecida como impressão 3D, teve desenvolvimentos disruptivos nos últimos anos. Estes desenvolvimentos despertam cada vez mais o interesse de indústrias diversas, incluindo a indústria de calçado e de artigos de couro. O surgimento de novas tecnologias, processos e materiais leva a um aumento no número de aplicações possíveis, desde o suporte à produção até a produção de objetos finais.

Este documento apresenta os diversos tipos de tecnologias de manufatura aditiva e o seu impacto na indústria de calçado, focando nas principais vantagens e limitações em relação aos processos produtivos convencionais e técnicas de manufatura aditiva. A etapa de prototipagem, uma das principais etapas da fase de desenvolvimento do produto, já percebeu o potencial dessas tecnologias, pois pode diminuir drasticamente o tempo e o custo para obtenção do primeiro protótipo.

O setor de artigos de couro também pode beneficiar muito com a implementação dessa tecnologia, pois pode ser aplicada no desenvolvimento de produto, no fabrico de ferramentas e na personalização de produtos.

Neste manual são apresentados os princípios de funcionamento e materiais das várias classes de manufatura aditiva, bem como casos de estudo nacionais e internacionais de empresas e consórcios, que já aplicam esta tecnologia no processo de desenvolvimento de produto e na produção de componentes e calçado técnico, duas das principais áreas de grande potencial. No entanto, cada empresa precisa analisar a sua implementação quanto ao tipo de tecnologias e materiais disponíveis de acordo com o tipo e função dos produtos que se espera produzir.

O documento, que contou com a colaboração dos técnicos da unidade de inovação e fabrico digital do CTCP, termina com uma perspetiva sobre o futuro das tecnologias de fabrico aditivo no setor do calçado e artigos de pele.

Este documento está disponível para consulta no site do World Footwear (aceder AQUI)


576

Voltar