Notícias

Combocal certifica produtos que incorporam materiais reciclados

quarta-feira, 9 de março de 2022

Certificação Recycled Claim Standard (RCS)
Combocal certifica produtos que incorporam materiais reciclados

A Combocal é uma empresa de componentes para calçado, que teve o seu início de atividade em 1985 e que se dedica ao fabrico de solas monocolores e bicolores em borracha vulcanizada, por compressão e por injeção para o fabrico de calçado.

Desde a sua criação que a incorporação de resíduos na produção de novos produtos é uma realidade.

Atualmente, para além de se encontrar em processo de certificação do seu Sistema de Gestão Ambiental de acordo com a norma ISO 14001, com o apoio do CTCP, com o intuito de validar as boas práticas da empresa para com o meio ambiente. A Combocal quis ir mais longe e, em 2022, implementou na sua organização a norma Recycled Claim Standard (RCS) que permite garantir o uso de materiais reciclados nos produtos.

Esta certificação surge alinhada com o objetivo da empresa de investir na inovação sustentável, e assim, minimizar o impacte da atividade produtiva no ambiente.
Um dos caminhos que a empresa tem vindo a seguir para atingir este objetivo é diminuir o teor de matérias-primas sintéticas virgens no produto. Esta preocupação não é de agora, já em 1985, a empresa incorporava nas suas formulações elastoméricas teor de resíduos de borracha triturada proveniente de pneus em fim de vida, e também aparas de borracha resultantes da recauchutagem de pneus, para a produção de um certo tipo de solas.

Ultimamente, tem estudado a introdução dos mais diversos materiais, desde solas de borracha com teor de cascas de café e de arroz ou até borras de café e fibras de bananeira. A mais recente inovação é o material “hemp_rubber”, foi apresentado na feira internacional lineapelle em fevereiro de 2022, e consiste num material elastomérico com teor de cânhamo na sua constituição para a produção de solas.

Eng. Ricardo Pinto, Gestor Ambiental e Comercial da Combocal, afirma que “cada vez mais os clientes começam a perguntar por este tipo de certificações. E acredito que no futuro para quem quiser estar no mercado será quase obrigatório estar capacitado deste tipo de certificações.”

Para já, o âmbito da certificação RCS são as solas produzidas com borracha (Borracha de Butadieno Estireno) reciclada. Assim, a empresa garante aos clientes a existência de material reciclado no produto final, uma vez que este é um dos requisitos normativos, bem como, um controlo minucioso em todo o processo produtivo, desde a origem das matérias-primas, a sua segregação, processamento até à expedição.

“Ainda há um longo caminho a percorrer na indústria da Moda. Mas acredito que a Combocal está no caminho certo.” refere Ricardo Pinto.

1063

Voltar

Relacionado