O desenvolvimento sustentável é um tema cada vez mais premente em todos os setores de atividade produtiva, estendendo-se naturalmente ao cluster do calçado em Portugal. Nos processos de desenvolvimento de produto, a seleção de materiais é um fator crítico para a melhoria de desempenhos em termos de eco-eficiência, que podem trazer benefícios acrescidos para a diferenciação da ofertas. Mas os processos de seleção e obtenção de matéria-prima, numa lógica de desenvolvimento sustentável, implicam desafios para os modelos operativos das empresas, podendo ainda implicar transformações a nível organizacional.
Neste contexto, no âmbito do projeto BioShoes4All, o CTCP vai promover um webinar designado por "Materiais nacionais na produção de calçado", no próximo dia 28 de novembro (terça-feira), às 14h30. Nesta sessão, o orador propõe abordar o tema da seleção de materiais e a opção por materiais biológicos produzidos em Portugal, com foco nos têxteis. Nomeadamente, os ciclos de produção do linho, cânhamo, lã e burel. Serão aprofundados alguns exemplos de calçado representativos de abordagens que incorporam matéria-prima nacional nos seus processos de produção, nalguns casos obtida diretamente da origem.
Nesta sessão online serão abordados os seguintes temas:
Seleção de materiais
O modelo de seleção dominante
Modelos de seleção alternativos
Materiais reciclados
Excedentes industriais
Materiais biológicos
Materiais biológicos nacionais
Linho
Cânhamo
Lã
Burel
Casos a analisar
Sanjo
Zouri
Retrosaria
Cortebel 50
Loom2Last
Orador:
Pedro Carvalho de Almeida
Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro
Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura (ID+)
ModeradoraMaria José Ferreira
Diretora de Investigação e Qualidade no CTCP - Centro Tecnológico do Calçado de Portugal e coordenadora do projeto BioShoes4All.
Inscrições
A participação no webinar é gratuita, mas carece de inscrição prévia
AQUI.