Notícias

A primeira formação Shoes Your Life terá lugar em São João da Madeira

quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

24 - 26 de janeiro
A primeira formação Shoes Your Life terá lugar em São João da Madeira

Entre os dias 24 e 26 de janeiro, o consórcio Shoes Your Life (SYL) vai realizar a primeira atividade de aprendizagem e formação do seu projecto Erasmus+ financiado pela Comissão Europeia. Esta formação internacional será a primeira oportunidade para testar a aplicação de Realidade Virtual que o consórcio SYL desenvolveu a fim de atrair os jovens para a educação STEAM (Scientific, Technologic, Engeneearing, Arts, Maths).

O programa educacional Shoes Your Life Virtual Reality consiste numa aplicação com 8 módulos educativos que abrangem tópicos incluindo novas tecnologias, design gráfico, química e património histórico centrado nas indústrias tradicionais. A formação é organizada pelo Centro Tecnológico do Calçado de Portugal - CTCP  e pelo Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior (AEOJ) e será frequentada por  professores e pessoal técnico da Roménia, Itália e Portugal.

A iniciativa visa formar professores nas novas metodologias de educação digital que possam atrair a Geração Z para prosseguir carreiras baseadas no STEAM ligadas à indústria e fornecer-lhes as competências necessárias para contribuir para a transformação e modernização da indústria 4.0 na Europa.

Os participantes vão realizar workshops sobre formação digital para o envolvimento de jovens e visitar também empresas do setor, o museu do calçado e fazer uma atividade prática no Shoe FabLab do CTCP, por forma a ver exemplos de boas práticas de cooperação virtuosa, entre autoridades locais, parceiros empresariais e científicos/tecnológicos e empresas.

Sobre Shoes Your Life   
O projeto Shoes Your Life (SYL) visa desenvolver uma nova abordagem educacional aos empregos STEAM e encorajar a Geração Z a escolher profissões baseadas no STEAM. Para tal, o consórcio está a desenvolver um programa educativo inovador, baseado na Realidade Virtual e centrado nas indústrias tradicionais, que destaca a modernização e transformação digital que ocorre nestes sectores. 
 
O consórcio Shoes Your Life é constituído pelo Centro Tecnológico do Calçado de Portugal - CTCP (Portugal), Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior - AEOJ (Portugal), Istituto Omnicomprensivo Rosselli-Rasetti (Itália), Colegiul National Economic Gheorghe Chitu Craiova (Roménia), byAR (Portugal) e ThinkYoung (Bélgica).

Para mais informações sobre Shoes Your Life, por favor visite: www.shoesyourlife.eu

Shoes (Choose) Your Life - A New Educational Approach to STEAM Jobs  (2021-1-PT01-KA220-SCH-000027935) cofinanciado pelo programa Erasmus+.




482

Voltar

Relacionado